Vou de Uber
Após a apuração das urnas e a vitória de Jeferson Brun na disputa pela prefeitura, Milton Junior publicou uma carta aberta em suas redes sociais dizendo: “Eu não poderia enganar o povo dizendo que manteria o ônibus de graça. Porque não manteria.” A declaração parece uma crítica direta à proposta do atual prefeito, que prometeu manter o transporte gratuito na cidade. Milton também deixou claro que não está disposto a prometer o que não pode cumprir, se posicionando como um defensor da “honestidade”. “Eu não poderia enganar para ganhar. Eu espero que todos possam entender a minha posição”, disse.
Terceira via
Nesta semana, Paula Granato compartilhou um vídeo em suas redes sociais para expressar sua gratidão aos eleitores que confiaram em sua candidatura. Ela destacou o apoio recebido e o desejo de trazer uma política renovada para Itapetininga. “Agradecemos imensamente a confiança das 5.734 pessoas que apostaram no nosso projeto, que acreditaram em uma política diferente e renovada”, disse. No vídeo, Paula também reforçou seu compromisso com causas como a educação, o meio ambiente e a participação popular. “Vamos continuar trabalhando, defendendo a educação, o meio ambiente e a participação popular, buscando melhorar a imagem da política e fortalecer a cidadania em Itapetininga todos os dias”.
Se oriente rapaz
Em seu primeiro compromisso oficial após as eleições, o prefeito Jeferson Brun, embarcou para o Oriente. Primeiro foi para Coreia do Sul e, em seguida, ao Japão. Em Seul, ele participou da Seoul Smart Life Week 2024, um evento que apresenta como a ciência e as tecnologias de ponta podem ser integradas à vida cotidiana das cidades. Durante o evento, Jeferson apresentou o transporte público gratuito de Itapetininga. “Nossa experiência de mobilidade foi apresentada em palestra para representantes de 50 países, em Seul, na Coreia do Sul”, disse ele em suas redes sociais.
Santo dia
No último dia 12 de outubro, em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, a ex-prefeita e agora deputada federal, Simone Marquetto, esteve presente em uma missa especial na Paróquia São Paulo Apóstolo. Ao lado dos fiéis, do pároco padre Valdori, e de integrantes do Tiro de Guerra (TG), Simone carregou a imagem de N.S. Aparecida até o altar. Com essa mistura de elementos religiosos, cívicos e militares, Simone se apropria de vários dos símbolos da vertente conservadora e de direita, a qual vem se identificando no exercício de seus dois primeiros mandatos na Câmara Federal.
Inegibilidade
A coligação de Jeferson Brun (Republicanos) protocolou duas ações na Justiça Eleitoral contra Milton Júnior, alegando violações eleitorais, como uso indevido de meios de comunicação e disseminação de fake news. Em uma das ações, Milton Júnior é acusado pela coligação de Jeferson de disseminar fake news em uma live no YouTube, onde apresentou supostos prints de conversas de WhatsApp envolvendo Jeferson Brun e sua equipe, com acusações graves de práticas ilícitas. A coligação pede a cassação de Milton, que, caso seja condenado, poderá ficar inelegível por até oito anos.
Multa
Em outro processo, a coligação de Jeferson acusa Milton de continuar participando de seu programa de rádio mesmo após a data em que pré-candidatos devem se afastar de funções em programas de rádio e TV, sendo flagrado ao fundo do estúdio em várias transmissões. A coligação argumenta que, embora formalmente afastado, Milton manteve uma influência direta no programa, configurando uso indevido de meios de comunicação para beneficiar sua candidatura. A coligação solicita multas à rádio entre vinte e cem mil UFIR, podendo dobrar em caso de reincidência.