Linha de frente
Nesta terça-feira, 22, a deputada federal Simone Marquetto (MDB) ao lado do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, participou de um evento de apoio à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que também contou com a presença de figuras políticas como os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer, além do governador do estado, Tarcísio de Freitas. A festa foi realizada na semana final antes do 2º turno das eleições para a prefeitura da capital paulista, marcada para o próximo domingo, dia 27, que ocorre em meio à disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos (PSOL).
Melhor salário
A vereadora Catarina Nanini pediu na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, dia 21, a revisão da tabela salarial dos servidores municipais, que, segundo ela, está desatualizada há anos em relação aos padrões de mercado. Nanini enfatizou a importância de valorizar esses profissionais com remuneração justa, sugerindo que o salário inicial do grupo 03 seja de R$ 2.200,00. De acordo com ela, a Prefeitura é a maior indústria empregatícia do município, com mais de 4 mil servidores, que passam por dificuldades financeiras.
Transparência
O transporte público voltou a ser tema de discussão na Câmara, após o vereador Matheus Ribeiro requisitar à Prefeitura e à Secretaria de Trânsito informações sobre a frota de veículos locados, custos operacionais e a previsão de licitação para o serviço. Além disso, ele propôs a inclusão de novas áreas no itinerário, como a Estrada Municipal Júlio Vieira e bairros adjacentes.
Mais linhas
O vereador Miguel Turmeiro não descansa enquanto não conseguir ampliar a linha de ônibus gratuito para o bairro Mato Seco. Segundo o vereador, muitas pessoas acabam gastando com taxi e afins, em uma cidade onde o transporte é gratuito. Mas o drama não para por aí. Turmeiro também lembrou a saga do banco de leite municipal, que há anos cobra e promete que não irá desistir.
Conceição
A extensão da rede de água e esgoto na Rua Mário de Macedo, no Distrito da Conceição, foi tema abordado pelo vereador Uan Moreira, que solicitou à Prefeitura a viabilidade dessa obra. Com a pavimentação asfáltica já prevista, o vereador destacou que a ampliação dos serviços beneficiaria diretamente as famílias que ainda não foram contempladas.
Despedida
A política em família nunca foi tão óbvia como na vida do vereador Marcello Nanini. Durante uma sessão na Câmara em um discurso com tom de despedida, ele fez questão de lembrar que sua árvore genealógica está profundamente enraizada no poder. Com primos aqui, ali e acolá, como as vereadoras Catarina Nanini e Denise Franci. Nanini ainda agradeceu os parentes Selma e Junior Franci pela presença, que segundo ele, são ligados ao partido Solidariedade. Depois de diversos mandatos na Câmara, o vereador não se candidatou no último pleito.
Educação
A vereadora Denise Franci solicitou à Prefeitura esclarecimentos sobre a inclusão integral das gratificações nos salários dos Supervisores de Ensino e Diretores de Educação Básica. Ela ressaltou que os reajustes do Piso Nacional do Magistério de 2022 e 2023 não foram aplicados plenamente a esses cargos e cobra explicações sobre essa situação. Em sua fala, a vereadora diz que os professores aposentados e pensionistas são os que mais sofrem com a situação e os que mais necessitam do dinheiro, que devido a um recurso da Prefeitura na Justiça, não recebem o pagamento.