Puxão de orelhas
A professora Paula Granato (PV), candidata a prefeita pela coligação “Presente para o Futuro” (PV, PT, PCdoB, PSOL e Rede), criticou os apresentadores da Rádio Pop durante sua entrevista no dia 17. Ela manifestou descontentamento porque, após sua participação anterior na rádio, foi exibido um áudio de um suposto aluno alegando que ela seria uma professora doutrinadora. Paula respondeu que sempre tratou seus alunos com respeito, valorizando a história de vida de cada um, e que suas aulas são pautadas pelo diálogo e pelo debate aberto, respeitando diferentes pontos de vista. Ela afirmou que seus alunos podem atestar essa postura
Guerra das pesquisas I
Na última terça-feira, foi divulgada uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Itapetininga (SP-03825/2024), realizada pela AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda e paga pela empresa de Milton Júnior, um dos candidatos. A coligação do atual prefeito, Jeferson Brun, tentou impedir a divulgação alegando irregularidades, mas o pedido foi negado pelo juiz eleitoral Alfredo Gehring. Insatisfeita, a coligação entrou com uma nova liminar, que também foi indeferida, permitindo a divulgação dos resultados.
Guerra das pesquisas II
A AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda, responsável por essa pesquisa de intenção de votos para a prefeitura, acumula uma série de processos relacionados à sua atuação em diferentes localidades. Com um histórico de 33 processos no Tribunal Regional Eleitoral, a empresa já teve levantamentos suspensos em estados como Maranhão e Bahia, onde a Justiça Eleitoral apontou irregularidades nas pesquisas realizadas.
Guerra das pesquisas III
Por outro lado, a campanha de Jeferson Brun divulgou no último dia 10 uma pesquisa n° SP-04287/2024 realizada pela empresa Dataeco, sediada em Dois Córregos (SP), contratada para também medir as intenções de voto para prefeito. O levantamento veiculado pela rede de televisão SBT, a qual não divulgou outras pesquisas de intenção de votos na região, também foi alvo de críticas e de um processo judicial para que o resultado não fosse divulgado. No entanto, a liminar não foi concedida.
Guerra das pesquisas IV
Nesta quinta-feira, dia 19, uma terceira pesquisa de intenção de voto, n° SP-04700/2024, foi divulgada pelo candidato a reeleição Jeferson Brun, do Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Segundo o TSE, este instituto também foi responsável tanto pela contratação quanto pela execução da pesquisa, o que causa estranhamento quanto a transparência.
Vice renúncia I
O candidato a prefeito de Itapetininga, Osmar Thibes (PSDB), anunciou nesta semana a renúncia de sua vice, Luciana Toledo (PSDB), que deixou a chapa por motivos pessoais. A saída de Luciana ocorre em meio à reta final da campanha, e Thibes destacou que a decisão foi tomada de maneira amigável e respeitosa. Com a vaga de vice aberta, a coligação “Tradição e Prosperidade” escolheu a atriz itapetiningana Josianni Alciati (PSDB) para assumir o posto ao lado de Osmar Thibes. A nova vice, segundo Thibes, é uma pessoa fortemente ligada com a área cultural e deve agregar à campanha.
Vice renúncia II
A ex-candidata a vice-prefeita de Itapetininga, Luciana Toledo (PSDB), usou suas redes sociais para fazer uma declaração mais descontraída: “Gente… eleições 2024 não é para amadores. Ainda bem que saí antes de cadeiras voarem por aqui!”. A referência foi uma brincadeira sobre um incidente ocorrido em um debate político nesta semana com candidatos à prefeitura de São Paulo, onde um candidato agrediu outro com uma cadeira. A ex-vice, que preferiu deixar a chapa antes do clima esquentar, aproveitou o momento para lançar sua crítica com humor.