Moradores de diversos bairros de Itapetininga têm reclamado de mato alto em vias públicas da cidade. Entre as principais queixas, estão a falta de capina e roçagem em ruas e calçadas de bairros como Cambuí, Jardim Itália, Jardim Fogaça, Centro e outros, o que acaba prejudicando o trânsito de pedestres e intensificando a proliferação de animais peçonhentos.
Maria Júlia, moradora de um condomínio do bairro Cambuí há dois anos, relatou que a Avenida Dr. José Lembo é praticamente invadida pelo mato alto. “Os dois lados da via estão com mato alto, bem como os canteiros centrais. Já vi, inclusive animais como ratos e lagartos grandes entrando no meio. Agora que está chovendo bastante, temos que desviar e andar pela rua, na Avenida que é bem movimentada. Quase não existe mais calçada”.
Morador da Vila Cubatão, Paulo César, relatou que já realizou denúncias para os canais municipais sobre o mato alto e surgimento de animais peçonhentos em sua casa. “O mato está alto em lajotas e paralelepípedos, e precisa fazer a manutenção frequente pois se torna esconderijo de animais peçonhentos, além de dar impressão que os moradores são relaxados, sendo que a obrigação é da Prefeitura, a qual está deixando muito a desejar nessa obrigação! Mas é claro que todo cidadão tem que fazer a sua parte também, não contribuindo mais com as sujeiras nas ruas”.
Internautas também relataram, em um grupo nas redes sociais, sobre a falta de roçagem nas Ruas João Adolfo e Dr. Lobato. “Itapetininga precisa de mais cuidados. Temos ruas, avenidas e praças que apresentam acúmulo de lixo e mato, como na avenida Dr. Lobato”, diz um comentário.
Questionada pelo Correio, a Prefeitura de Itapetininga, por meio do Setor de Fiscalização de Posturas, respondeu que, com relação aos canteiros e ao leito carroçável onde transitam os veículos, periodicamente é realizada a manutenção conforme cronograma definido.
O órgão informou também que a limpeza de mato e manutenção das calçadas são de inteira responsabilidade dos proprietários dos imóveis.
Para ler mais reportagens como essa, acesse a área de Meio Ambiente.
















