Carla Monteiro
O jornal Correio coletou as propostas dos cinco candidatos à prefeitura sobre o trânsito e mobilidade urbana. A cada edição, o Correio irá tratar de um ou mais temas importantes para o município. A intenção é colaborar para que o eleitor faça melhor a sua escolha nas eleições em novembro.
Fuad quer implantar tarifa única e focar na fluidez do trânsito
A chapa do PT de Fuad e Dra. Calú diz que vai implantar uma tarifa única para os ônibus, integrando a cidade de norte a sul, leste a oeste. E que vai fortalecer e baratear o transporte regional entre as cidades vizinhas. “É muito importante, ainda, rever as linhas, levando em consideração os táxis coletivos e mototáxis, complementando os itinerários onde os ônibus não conseguem circular. Isso vai facilitar a vida dos trabalhadores, trabalhadoras, estudantes e aposentados que utilizam o transporte urbano em nossa cidade”.
Outra medida apontada por eles importante para a mobilidade é a qualidade das calçadas. “Têm sido frequentes as quedas e acidentes com pedestres, além da dificuldade de circulação das pessoas portadoras de deficiência física, por causa das calçadas ruins”.
E aproveitando a experiência de outras cidades, inclusive da região, querem desenvolver um programa de ampliação das ciclovias. “Também vamos implantar medidas de trânsito seguro, focando na fluidez, com limites de velocidade próprios para o ambiente urbano, além de rever e ampliar a sinalização viária”.
Milton Nery quer realizar estudos e dar voz aos conselhos municipais
Como toda cidade em desenvolvimento, uma das dificuldades de Itapetininga é o aumento do número de veículos nas ruas. Atualmente o município tem mais de 100 mil carros, motos e caminhões.
Uma das propostas do candidato a prefeito pelo PSB Milton Nery para a área de trânsito e mobilidade urbana é realizar estudos e dar voz aos conselhos municipais para viabilizar implantação de medidas que possam desafogar pontos críticos do tráfego urbano. “Um dos exemplos de lugares que merecem atenção do poder público e onde pretendemos realizar mudanças é no trevo de acesso à Vila Nova Itapetininga, localizado à Rua Salvador de Oliveira Leme que tem um fluxo grade de carros em horários de pico. Precisamos fazer fluir o trânsito por lá”, diz o candidato.
Já na área de mobilidade urbana, a preocupação de Milton Nery é a maneira como são tratados os meios de transporte: ônibus, táxis, motoristas por aplicativo e moto táxis. “Precisamos reformular o sistema do transporte coletivo oferecendo mais linhas e horários para a população, inclusive nas áreas rurais. Também devemos viabilizar o atendimento diferenciado dos táxis rotativos e dos motoristas por aplicativo. Cada um atuando de uma maneira distinta onde todos tenham espaço para trabalhar”.
Ele também acredita que a Guarda Municipal tem muito potencial para ser um agente educador e não apenas repressor. “A Guarda Municipal pode nos dar suporte na educação de pedestres e motoristas. As campanhas educativas serão aliadas para conscientização e redução de danos no trânsito de Itapetininga”, conclui Milton Nery.
Professor Vinícius Válio quer modernizar o transporte público
O candidato Professor Vinícius Válio, do PSOL, quer modernizar o transporte público. “Os velhos ônibus que fazem as linhas, já não estão “cabendo” na nossa cidade, a maior parte das linhas eles circulam vazio, por ser caro, ineficiente e demorado. Defendo uma discussão do contrato atual que é ruim para ambas as partes”.
Para o candidato, as novas linhas devem ser discutidas entre empresário e usuários do sistema de transporte coletivo, cabe a Prefeitura intermediar esse dialogo e garantir o funcionamento do serviço, na nossa opinião a empresa deveria optar por micros ônibus e vans, menores, mais rápidos e mais flexíveis. “As linhas devem ser reorganizadas para facilitar a circulação, não impedi-la. Defendemos a ampliação de ciclofaixas e implantação de bicicletários públicos”.
“Para centenas de itapetininganos com deficiência que vivem na cidade a realidade é muito difícil: não há acessibilidade nos ônibus e nas calçadas, isso será revisto e vamos finalmente implantar o estacionamento rotativo, que será público e municipal”.
Ricardo Barbará quer resolver problemas estruturais do trânsito e da mobilidade urbana
A coligação ‘Compromisso e Trabalho por Itapê’ do candidato a prefeito Ricardo Barbará e o vice Marcus Tadeu disse que o desenvolvimento de Itapetininga está diretamente atrelado à capacidade de resolução dos problemas estruturais do trânsito e da mobilidade urbana.
“Temos um sistema ultrapassado de transporte público que precisa de ajustes imediatos, com a modernização dos ônibus, a abertura de novas linhas e a ampliação de horários. O direito de ir e vir dos itapetininganos será respeitado”.
Os demais modais que complementam a estrutura de mobilidade da cidade também receberão atenção. “Os transportes por aplicativos, como o Uber e 99 serão regulamentados no âmbito do município, garantindo tranquilidade e segurança para seus motoristas e passageiros. O trânsito, como um todo, será objeto de estudo técnico e intervenções serão feitas sempre que necessárias. Calçadas e vias públicas serão adaptadas para deficientes, garantindo que a mobilidade sirva a todos”.
Simone quer ampliar o Programa de Redução de Acidentes
O Plano de Governo da candidata à reeleição para a prefeitura de Itapetininga, Simone Marquetto, pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, tendo como vice-prefeito, Dr. Jeferson Brun, retrata o planejamento de estratégias políticas administrativas para a cidade.
“Vamos dar continuidade no crescimento e desenvolvimento econômico, qualidade de vida e cidadania para a população de Itapetininga”.
Com relação à área de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, o Plano de Governo propõe ampliar o Programa de Redução de Acidentes, implantar corredores inteligentes para transporte rápido de coletivo que reduzam os tempos de deslocamento, criar aplicativo de graça para celular com acesso a todos os dados e informações do sistema público de transportes e adequar a estrutura dos prédios e serviços do município aos direitos e garantias das pessoas com deficiência, além de dar continuidade a todos os programas já existentes. Durante a campanha eleitoral, as propostas serão detalhadas.