Carla Monteiro
Fiéis de toda região se preparam para as homenagens ao Dia de São Miguel Arcanjo comemorado no próximo domingo, dia 29 de setembro. Milhares de fiéis visitam a cidade de São Miguel Arcanjo e grupos de romeiros de várias cidades caminham até o município em uma peregrinação de fé e devoção com intenções, promessas e muita oração.
O Jornal Correio conversou com o técnico de qualidade, Fausto Eduardo Siqueira Dutil, organizador de uma das romarias que vão partir de Itapetininga na noite de sábado com destino à cidade vizinha. O grupo, que terá como ponto de encontro a Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, conta quase 50 fiéis.
“Dois momentos deram início na minha decisão de participar e organizar a romaria. Primeiro foi a iniciativa do Padre Geraldo (do Santuário de Nossa Senhora Aparecida) que organizava as romarias para Sarapuí, Alambari e São Miguel. E também porque participei de um encontro de casais, onde iniciei a quaresma de São Miguel e coloquei como meta ir até a igreja, que agora recebeu o título de basílica menor”, relembra Dutil.
Este é o quinto ano de romaria que chegou a ter quatro pessoas para caminharem juntas os 44 quilômetros que ligam as duas cidades. Mas nada que desanimasse ou diminuísse a fé e a devoção. Quem quiser se juntar ao grupo ainda da tempo, basta encontrar o pessoal na noite deste sábado dia 28, às 21h em frente a Paróquia das Estrelas, antes da saída o Padre Júlio Campos abençoa os fieis. A intenção é chegar em São Miguel para a missa das 7h.
Outra parte importante da romaria são os carros de apoio. Dutil explica que assim como em outros anos, algumas pessoas vão de carro acompanhando a romaria e dando apoio. “É uma caminhada longa e cansativa por isso é essencial ter esse apoio. Também é legal a pessoa usar roupas confortáveis e tênis apropriado”.
Falando em carro de apoio, uma outra maneira de demonstrar a fé e a devoção é o ato de abrir as portas de casas para receber os. A família do mecânico, Charles Santos, tem uma casa no bairro Santa Cruz que fica exatamente no meio do caminho entre as duas cidades e eles se dispuseram a oferecer a casa como parada aos peregrinos.
“Vamos preparar um café da manhã com bolos e pães. Também vamos oferecer água e liberar o uso do banheiro. É nossa maneira de participar e ajudar. Combinamos com pelo menos dois grupos que vão sair de Itapetininga. Mas, estaremos à disposição de quem precisar dar uma pausa. A casa estará de portas abertas”, conta.
A festa de São Miguel Arcanjo – e também de São Gabriel e São Rafael – é celebrada na Igreja no dia 29 de setembro. O arcanjo Miguel tem um papel importantíssimo na história e tradição da Igreja porque se trata de um ser celeste que aponta para a virtude da caridade e da humildade. Ele é forte porque muito ama, e é humilde.
A celebração dessa Festa é tão importante que São Francisco de Assis se preparava durante 40 dias, orando e jejuando. Esse período passou a ser conhecido como a Quaresma de São Miguel, tem início no dia 15 de agosto e termina no dia 28, véspera da festa do santo arcanjo.