A Justiça Eleitoral aceitou a denúncia contra o ex-candidato a prefeito de Itapetininga e radialista, Milton de Oliveira Júnior (PL), e seu aliado, Eliabe Venâncio. Os dois agora respondem como réus por supostamente terem fabricado mensagens de ameaça atribuídas a facções criminosas durante as eleições municipais de 2024.
Em setembro deste ano, um inquérito da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apontou que o material apresentado por Milton e pela coligação “Coragem para Mudar”, supostos prints de WhatsApp, era forjado. Eles alegavam, sem apresentar provas, que adversários políticos, entre eles o então candidato Jeferson Brun, estariam ligados a facções criminosas, planejando o sequestro da esposa de Milton e manipulando pesquisas eleitorais.
Segundo a Polícia Civil, o número que enviou as mensagens já estava salvo nos contatos de Milton antes da “denúncia”, o WhatsApp utilizado estava vinculado a e-mails pessoais dos investigados e os IPs identificados coincidiam com endereços profissionais do ex-candidato.
O relatório também aponta indícios de manipulação de enquetes, possível compra de votos e uso de identidades falsas. Eliabe admitiu ter criado e entregue o aparelho usado no envio das mensagens.
Com o relatório enviado ao Ministério Público, a Justiça decidiu receber a denúncia e abrir ação penal contra ambos.
Inelegível
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Polícia.















