Carla Monteiro
Itapetininga está há três anos sem o sistema de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. Nesta época do ano clientes e comerciantes reforçam a necessidade desse sistema. A prefeitura informou que o processo de licitação está parado na justiça após um recurso de uma das empresas que participaram da concorrência. O executivo disse que aguarda o parecer da justiça, mas não deu um prazo. Em dezembro do ano passado, a prefeitura informou ao Correio que a expectativa era de que o sistema de estacionamento rotativo fosse implantado no primeiro semestre deste ano.
“Com relação à licitação, houve uma empresa vencedora. A empresa estava em fase de apresentação das documentações necessárias, mas umas das concorrentes ao trâmite ingressou com recurso para reavaliação do processo. A Prefeitura aguarda o parecer da justiça que analisa o caso para dar andamento ao processo”, diz a nota da prefeitura.
O empresário Francisco Giriboni, dono de uma loja de caça e pesca é um dos comerciantes mais antigos da principal rua do comércio da cidade, a Campos Salles, e diz que o comércio se sente prejudicado e que a falta de vagas afeta nas vendas. “Não só na Campos Salles, mas toda a área central e comercial da cidade sofre com o déficit de vagas. Muitas vezes as vagas disponíveis são ocupadas logo cedo pelo próprio pessoal do comércio e aí os clientes ficam dando voltas e voltas, não acham uma vaga e desistem da compra. A volta da Zona Azul precisa acontecer logo porque todo o comércio sente o reflexo desse problema”, conta.
A cobrança do estacionamento rotativo da Zona Azul em Itapetininga foi suspensa em 2017. Em setembro daquele ano, o Lar São Vicente de Paula, decidiu interromper a operação do serviço nas ruas da cidade. Na época a instituição informou que não havia mais viabilidade financeira. A licitação está em andamento desde o início de 2019.
Regulamentação
A empresa vencedora gerenciará o sistema por 10 anos e o contrato poderá ser prorrogado pelo mesmo período. O serviço poderá ser operado em 45 ruas e abrangerá inicialmente 2.600 vagas. Motos estão isentas de pagamento e os demais veículos pagarão no máximo R$ 2 a hora nas principais ruas centrais e, nas ruas mais distantes, R$ 1,50.
A previsão de faturamento da operação do estacionamento rotativo na cidade é de R$ 54 milhões para o período total da concessão, segundo a planilha de custos estimados da concessão, que consta no edital de abertura da concorrência pública. A empresa deve faturar R$ 405,8 mil mensais. O repasse mensal para a prefeitura não poderá ser inferior a 9% do valor arrecadado com o consumo Redação dos e-tickets.
A operação do estacionamento regulamentado rotativo pago, deverá ser feita de forma automatizada, por meio de equipamentos eletrônicos.
O estacionamento rotativo funcionará de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. O tempo máximo de permanência na mesma vaga é de 2 horas. Esse tempo é necessário para garantir que uma mesma vaga possa ser aproveitada pelo maior número de veículos durante o horário de funcionamento do estacionamento rotativo. Caso descumpra as regras, o veículo estará sujeito as penalidades constantes no Código de Trânsito Brasileiro.