Com a aproximação das festas de fim de ano, o comércio vive a expectativa de alcançar bons índices de vendas após meses de incertezas e desafios provocados pela pandemia. Considerada a data mais importante para o varejo tanto em volume de negócios quanto em faturamento, o Natal deste ano, mais do que nunca, representa a oportunidade de recuperação econômica para os lojistas.
No entanto, momentos de incertezas exigem estratégias certeiras e bem planejadas para aumentar as chances de sucesso. “Este ano, teremos um Natal e um fim de ano diferentes de tudo o que já vivemos”, afirma Simone Zanforlin, docente da área de gestão e negócios, do Senac Itapetininga. Na avaliação dela, o consumo não deve encolher, mas, certamente, o consumidor será mais cauteloso com os gastos.
“Acredito que, mais do que nunca, o consumidor vai pesquisar antes de comprar. Vivemos um cenário incerto, o que demanda muito cuidado com os gastos”, analisa. Em um cenário com estas características, o melhor a se fazer, segundo a docente, é oferecer vantagens aos clientes. “Faça promoções, ofereça descontos, cartão fidelidade, cupons e boas condições de pagamento”, recomenda Simone. Segundo ela, são estratégias que podem ajudar a superar a concorrência.
Outra observação igualmente importante aos lojistas é marcar presença no mundo digital. Simone lembra que muitos consumidores tiveram sua primeira experiência com a compra on-line na pandemia, forçados pela necessidade de distanciamento social e foram surpreendidos com a praticidade. “Diante disso, não ter um serviço on-line para atender o cliente é um risco muito grande de perdê-lo, principalmente aqueles que não se sentem seguros ou não podem ir até a loja física”, afirma.
De acordo com a docente, opções simples como divulgar os produtos nas redes sociais e oferecer a alternativa de entrega em domicílio podem fazer grande diferença para manter antigos clientes e conquistar novos. “Divulgue seu WhatsApp e quando procurado responda prontamente. Se enviar imagens dos seus produtos pelo aplicativo, inclua os preços. Seja atencioso. A empatia pode gerar engajamento e fidelização o ano todo para seu negócio”, diz Simone.
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