A Prefeitura de Itapetininga abriu um processo licitatório estimado em R$ 100,6 mil para a contratação de uma empresa especializada na elaboração de um diagnóstico social do município. O estudo será realizado por meio de pesquisa de campo e pretende traçar um retrato detalhado das condições sociais da população urbana e rural.
O edital foi publicado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e prevê a realização de um levantamento que deverá reunir indicadores sobre emprego e desemprego, criminalidade, violência doméstica, trabalho infantil, uso abusivo de álcool e drogas, insegurança alimentar, saúde mental, pessoas com deficiência, gravidez na adolescência, mortalidade infantil, expectativa de vida, alfabetização, pobreza, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros dados sociais.
De acordo com o documento, a proposta é conhecer a realidade socioterritorial de Itapetininga, mapeando as condições de vida, recursos disponíveis, carências, potencialidades, relações sociais e outras situações de vulnerabilidade e barreiras de acesso a políticas públicas.
“O estudo deverá servir como base técnica para o planejamento de ações, priorização de investimentos e tomada de decisões administrativas e orçamentárias, com foco na redução de desigualdades e na melhoria dos indicadores sociais”, diz o edital.
Além dos indicadores numéricos, o documento indica que o estudo deverá apresentar uma análise qualitativa da realidade socioterritorial de Itapetininga, apontando quais regiões concentram os principais problemas sociais e quais grupos da população são mais impactados. O relatório final também deverá trazer sugestões de políticas públicas a serem consideradas pelo Poder Público Municipal.
A empresa contratada deverá desenvolver metodologia própria, com busca ativa da população, sendo responsável por todas as etapas da pesquisa, da coleta à análise dos dados, diz o edital.
O prazo para entrega do diagnóstico varia entre três e seis meses, contados a partir da assinatura do contrato.
*Atualização:
Prefeitura suspende licitação
A Prefeitura informou a suspensão do Pregão Eletrônico nº 168/2025, cuja sessão pública estava marcada para o dia 28 de janeiro de 2026, às 9h30. Segundo comunicado oficial, a suspensão ocorreu para análise e adequações no edital, com remarcação de nova data a ser divulgada posteriormente. O aviso foi publicado na plataforma ComprasBR e também no site oficial da Prefeitura de Itapetininga.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área Cidade.
















