No último final de semana, uma carta em nome do Projeto Amigos do Sangue de Itapê foi compartilhada nas redes sociais. A carta expressa uma reclamação de que todo o sangue coletado pelo Posto de Coleta de Sangue de Itapetininga seria enviado para processamento e distribuição em Botucatu, afirmando que o posto de Itapetininga não atenderia à demanda local.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que a partir do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Itapetininga e a Faculdade de Medicina de Botucatu, o Hemocentro de Botucatu é mais uma opção para o fornecimento de Hemocomponentes a Itapetininga.
Segundo o Acordo de Cooperação n.º 01/2004 que celebram entre si o Estado de São Paulo, por intermédio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB e a Prefeitura Municipal de Itapetininga.
O acordo estabelece que os hemocomponentes serão retirados no Hemocentro de Botucatu em datas e horários agendados entre as partes. O fornecimento é realizado por funcionários da Unidade de Coleta da Prefeitura de Itapetininga ou do Hospital de Itapetininga Dr. Léo Orsi Bernardes, devidamente identificados e capacitados para o transporte, garantindo a segurança do processo.
O sangue coletado em Itapetininga é enviado para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para processamento, testagem e armazenamento, conforme a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Além de beneficiar pacientes do município, os hemocomponentes também podem atender pacientes de Itapetininga em tratamento em centros de referência, como Jaú, Botucatu e Bauru. Em 2023, 1.826 pacientes de Itapetininga foram atendidos em centros de referência, enquanto em 2024, até o mês de março, 406 pacientes foram atendidos nesses hospitais.
O Posto Municipal de Coleta de Sangue está realizando cadastro para futuros doadores. Interessados devem se apresentar pessoalmente à rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, com documentos pessoais e carteira de doador, caso já tenham doado sangue anteriormente. As doações de sangue serão iniciadas após o período de cadastramento, com comunicação aos doadores pelo serviço.
Conforme o Ministério da Saúde, os critérios básicos para doação de sangue são:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Revista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Procurado, o responsável pelo projeto não se manifestou até o fechamento desta edição.