O processo de recrutamento e seleção para contratação de profissionais é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por essa razão, exige uma atenção muito grande em seu planejamento para que a escolha seja a mais assertiva possível. O mesmo cuidado é exigido também do candidato.
O uso da tecnologia nesses processos já era uma realidade para algumas empresas. No entanto, tornou-se uma necessidade diante da crise sanitária provocada pela Covid-19. O que antes era realizado de forma eventual por questão de distância, passou a ser frequente por ocasião da pandemia e, consequentemente, do distanciamento social, o que dificulta o contato dos recrutadores com os candidatos.
“A adequação dos métodos de recrutamento e seleção exigiu do profissional de recursos humanos não apenas uma interação tecnológica maior, mas, também, estudos para adaptação de dinâmicas, apoio ao candidato, controle de uma entrevista on-line, além de uma capacidade de percepção que leve em consideração o meio utilizado, entre outras questões inerentes a cada empresa”, aponta a docente Ana Cláudia Mazzarino, da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.
Apesar dessas novas exigências, segundo a docente, muitas empresas que adotaram o recrutamento on-line pretendem manter o formato após a pandemia.
No caso dos candidatos, existem princípios que continuam valendo, como se a entrevista fosse presencial. Ana Cláudia cita, como exemplo, a importância do candidato preparar um bom e verdadeiro currículo, fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que pretende entrar, consultar a caixa de e-mail todos os dias, pontualidade, entre outros.
Além desses cuidados, a docente orienta os candidatos que vão passar por uma entrevista on-line a ficarem atentos a outros detalhes como qual plataforma será utilizada para a entrevista (geralmente as empresas passam essa informação antes), verificar se o aparelho (computador ou celular) que será usado pelo candidato comporta essa plataforma, se é o aparelho adequado para uma atividade remota, verificar a conexão, testar ou fazer uma simulação de uso. Enfim, tudo o que for necessário para facilitar o contato com o entrevistador.
“Também é válido treinar criando vídeos para fazer uma autoavaliação. O candidato pode falar sobre si mesmo, suas competências e experiências olhando para a câmera e depois analisar sempre procurando melhorar”, recomenda Ana Cláudia. Abaixo, ela relaciona outros aspectos importantes que devem ser observados pelos candidatos antes de uma entrevista on-line.