Ganho efetivo de tempo, praticidade, simplificação e agilidade. Essas são algumas das vantagens oferecidas pelo eSocial. Em vigor desde 2018, o sistema foi criado com o objetivo de unificar o envio pelas empresas das informações relacionadas aos trabalhadores. Desde julho deste ano, passou a valer uma versão simplificada do eSocial, que o tornou mais abrangente e mais fácil de usar.
“As mudanças simplificaram ainda mais o sistema reduzindo a quantidade de informações para o ingresso das empresas”, afirma a docente Adriana Sato, da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga. Ela cita como exemplo de simplificação promovida pelo “novo” eSocial a eliminação de tabelas de cargos, horários e funções, eliminação de cadastramento de processos judiciais, sempre em relação a matérias não ligadas a tributos/FGTS e a possibilidade de usar uma tabela padrão de rubricas, evitando a necessidade de cadastrar rubricas próprias, entre outros procedimentos burocráticos.
Na avaliação da docente, outra mudança importante foi a inserção automática das micro e pequenas empresas que, antes, não eram obrigadas a participar do sistema. Agora, elas contam com uma plataforma específica. “As alterações no eSocial foram positivas para as empresas. O sistema em si tem passado por várias melhorias desde a sua implantação, sempre a partir das demandas apresentadas pelas empresas”, diz Adriana.
Ela explica que, desde o início, a proposta do eSocial sempre foi reduzir os processos burocráticos, concentrando em uma única plataforma as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, evitando duplicidades de informações em vários sistemas do governo.
As mudanças exigiram das empresas ajustes na estrutura tecnológica, para aumentar a capacidade de processamento, e treinamento específico dos profissionais de recursos humanos para adaptação às novas exigências legais, alteração de rotinas diárias e adequação às novas práticas.
“O eSocial trouxe para a área de recursos humanos um ganho efetivo de tempo, praticidade e agilidade. O profissional envia de uma só vez as informações sobre os colaboradores que são necessárias ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) e para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), outros órgãos federais que fazem a mediação da relação entre empregador e empregado”, aponta Adriana. As principais informações contidas nesses documentos são admissões e desligamentos, horas trabalhadas, alterações salariais e folha de pagamento. Para cada grupo de informações existe um prazo de envio conforme a sua natureza.
“Considerando as últimas mudanças, além dos ganhos efetivos nos resultados do trabalho final, exige-se maior rigor na comprovação das informações, evitando assim erros legais e de processos em que o próprio sistema faz a consistência dos dados”, assinala a docente.
Para os interessados em atuar nas áreas de recursos humanos e de administração, o Senac Itapetininga oferece várias opções.