Os itapetininganos têm convivido com uma realidade preocupante, o aumento dos casos de furto de veículos e as ocorrências de roubo de veículos. Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) apontam que o número de furtos de veículos aumentou em Itapetininga. O número de ocorrências registradas de janeiro a outubro ultrapassou o total de registros do ano passado inteiro, o número subiu de 56 em todo o ano de 2020 para 66 de janeiro a outubro de 2021. Na cidade, neste ano foram 10 registros de roubo.
A coordenadora pedagógica, Bárbara Zanotto Reigota Soares da Silva, teve seu carro roubado em frente ao Ginásio Ayrton Senna da Silva. “Eu estava dentro do carro, quando ele colocou a arma na minha cabeça e me puxou pelo braço e me tirou do carro e saiu sentido ao bairro Chapadinha”, relata.
O roubo ocorreu na noite do dia 22 de agosto por volta das sete e meia da noite, até o momento ela não conseguiu recuperar o carro. “Fiz boletim de ocorrência no mesmo dia, mas até o momento não consegui recuperar meu carro, a única coisa que acharam foi na semana seguinte ao roubo, minha carteira de trabalho que estava na minha bolsa e alguns pertences na cidade de Itararé”, falou Reigota.
“Realmente é muito triste dolorido demais viver isso, a gente batalha para conquistar o nosso e vem uma pessoa que nem nos conhece que nem sabe da nossa luta e leva embora um sonho. Nunca imaginei passar por isso, ainda mais morando em Itapetininga”, completou a coordenadora pedagógica.
Nas redes sociais, também não é difícil encontrar publicações de pessoas que tiveram um veículo furtado. Uma pessoa que preferiu não se identificar, também conversou com a reportagem do Correio. Ela conta que o veículo da família, uma caminhonete, foi furtada dentro de uma oficina no meio da noite no último dia 22. “De manhã notamos que a porta estava arrombada e só aí percebemos que o carro não estava mais lá. Registramos o boletim de ocorrência, mas até o momento não conseguimos recuperar o veículo”.
À reportagem, a pessoa ainda reclamou que até está quarta-feira, dia 1º, a polícia ainda não havia emitido o alerta de carro furtado/roubado.
Para tentar diminuir a incidência deste tipo de crime, a prefeitura de Itapetininga anunciou nesta semana que assinou o convênio para a instalação do programa Detecta em Itapetininga, mas o sistema ainda não tem prazo para começar a funcionar.
Em nota, a prefeitura informou que as câmeras previstas para serem interligadas ao sistema devem ser instaladas o mais brevemente possível em pontos mapeados pelas autoridades em segurança após formalização das parcerias e demais trâmites legais previstos.
A SSP informou que as forças de segurança paulistas estão intensificando as operações policiais em todas as regiões do estado de São Paulo, inclusive em Itapetininga. Mensalmente, as Polícias Civil e Militar analisam criteriosamente os indicadores criminais e apresentam soluções para combater a criminalidade e ampliar a segurança da população.
“Para o combate em relação aos crimes em questão, são realizadas diversas operações como Operação Visibilidade, Operação Cavalo de Aço e Operação Direção Segura. Além disso, a PM realiza ações preventivas e de conscientização da população por meio do programa Vizinhança Solidária, divulgação de dicas de segurança nas redes sociais, além de orientar a comunidade acerca dos telefones 190 e 181 para realizar denúncias”.
Segundo a secretara, um fator que deve ser considerado é atipicidade do ano de 2020, em decorrência das medidas sanitárias e restritivas adotadas durante a pandemia da Covid-19. “Desde o início do ano, o trabalho integrado das forças policiais permitiu a prisão e apreensão de 638 criminosos, a recuperação de 39 veículos roubados ou furtados e apreensão de 13 armas de fogo, somente na cidade. Na comparação entre os primeiros 10 meses do ano com o mesmo período de 2019, há uma redução de 33,33% nos roubos de veículos e de 46,77% nos furtos de veículos, na área citada”.
Sobre os casos citados pela reportagem, a SPP informou que eles são investigados pela Polícia Civil do município. “Diligências estão em andamento para identificar e prender os autores dos crimes”.