Entre janeiro e outubro de 2024, Itapetininga registrou 1.275 furtos, o que equivale a uma média de quatro furtos por dia. Esse aumento representa uma alta de 3,9% em relação aos 1.227 furtos registrados no mesmo período de 2023. Já os roubos cresceram 6%, passando de 100 para 106.
Os furtos de veículos também apresentaram crescimento de 25,3%, subindo de 79 para 99. Já os roubos de veículos tiveram aumento de 33,3%, de 9 para 12 ocorrências.
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), que também forneceu informações sobre 2023, quando o acumulado anual foi de 1.479 furtos, 115 roubos, 96 furtos de veículos e 9 roubos de veículos.
Em nota, a SSP informou que a Polícia Militar tem intensificado as operações em Itapetininga e na região, com patrulhas concentradas em áreas com maior incidência de crimes, conhecidos como “hot spots”. Essas operações têm como objetivo combater a criminalidade e prevenir novos delitos. A Polícia Civil, por sua vez, tem desenvolvido ações para combater a receptação de produtos roubados e furtados, com foco em desmanches e lojas de peças automotivas.
Na região do Deinter-7, onde Itapetininga também está inserida, foram presas e apreendidas 1.378 pessoas, o que corresponde a uum aumento de 28,3%, e 99 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas, uma alta de 110,6%, apontou a SSP.
Uma ocorrência foi registrada na noite da última terça-feira, 3, quando um homem foi preso por furto em uma farmácia no centro da cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada após a ocorrência de furto de alguns produtos no estabelecimento.
Ao chegar no local, a equipe constatou que o suspeito já havia deixado o local. Com base nas imagens das câmeras de segurança, a GCM iniciou um patrulhamento pela região e localizou o suspeito nas proximidades, que foi encaminhado à delegacia.
A redação do Correio entrou em contato com a Prefeitura de Itapetininga para saber mais sobre as ações da GCM no combate aos furtos e roubos na cidade, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Polícia.