Após a cerimônia de posse do prefeito Jeferson Brun, da vice-prefeita Nêta Bueno e dos vereadores eleitos nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro, a Câmara Municipal realizou a sessão para a escolha da mesa diretora para o biênio 2025/2026.
A votação resultou na eleição unânime de Bispo André Bueno (Republicanos) como presidente da Câmara. Gê de Araújo (PP) foi escolhido como vice-presidente, Catarina Nanini (Republicanos) como 1ª secretária, e Christiane Siqueira (Republicanos) como 2ª secretária.
Durante seu discurso, o novo presidente da Casa de Leis definiu o momento de unanimidade como “um banho de democracia”.
Trajetória
Bispo André Bueno, de 55 anos, é casado, pai de dois filhos e tem uma longa trajetória na liderança religiosa e na política. Ele é Bispo da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) na região 521 e Pastor Titular da IEQ sede de Vila Santana, em Itapetininga.
Natural de Cosmópolis, chegou a Itapetininga em 3 de março de 1991, quando assumiu a Igreja do Evangelho Quadrangular na Vila Piedade. Com o crescimento da comunidade, a igreja foi transferida para a Vila Santana, tornando-se Sede Regional de 27 igrejas, das quais 17 foram fundadas por ele. Em 1999, recebeu o título de Cidadão Itapetiningano, e em 2001 foi consagrado Bispo.
Na esfera estadual, André Bueno foi eleito para o Conselho Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular em 2008, cargo que ocupa atualmente como vice-presidente.
Carreira política
A trajetória política de Bispo André começou em 2012, quando foi escolhido por unanimidade entre os pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular para se lançar candidato a vereador. Ele foi eleito como o sexto mais votado entre os 19 eleitos.
Em 2013, ao assumir sua primeira legislatura, foi eleito presidente da Câmara, onde liderou a entrega do novo prédio da Câmara Municipal na Praça dos Três Poderes. Sem reeleição para a presidência permitida, concluiu o mandato como vereador.
Reeleito em 2016, foi o quarto vereador mais votado da cidade. O mesmo ocorreu nas eleições de 2020 e 2024, quando novamente conquistou o quarto lugar, recebendo 1.500 votos no último pleito.
As atividades parlamentares serão retomadas no dia 16 de janeiro de 2025, com a realização da primeira Sessão Ordinária da nova legislatura, marcada para às 19h.
Para ler mais notícias como essa, acesse a aba Política.