Candidatos ao cargo de prefeito apresentam proposta para educação e melhoria de leitura
O objetivo é ir além das promessas de campanha e compreender as soluções reais que cada candidato propõe para enfrentar esses desafios.
As respostas que você vai ler ajudarão os eleitores a avaliar melhor suas propostas e como pretendem transformar a educação. Foto - Arquivo Jornal Correio
Hoje, começa, oficialmente, a campanha eleitoral. E com isso, o Jornal Correio de Itapetininga começa uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura, abordando temas para o desenvolvimento da cidade. Nesta semana, vamos focar em um tema crucial: a educação. Queremos saber o que cada candidato planeja para melhorar a alfabetização infantil e apoiar crianças com dificuldades de aprendizado.
O objetivo é ir além das promessas de campanha e compreender as soluções reais que cada candidato propõe para enfrentar esses desafios. As respostas que você vai ler ajudarão os eleitores a avaliar melhor suas propostas e como pretendem transformar a educação em Itapetininga.
Jeferson Brun destaca a alfabetização do município
O atual prefeito Jeferson Brun disse que a cidade é destaque na alfabetização 2023. “Atingimos a taxa de alfabetização de 96,87%. Com foco em metodologias para a alfabetização e abordagens diferenciadas para alunos com dificuldades, oficinas e projetos que envolvam a família também são eficazes para apoiar a leitura e escrita em casa”, disse o prefeito.
As crianças podem ser acompanhadas pela equipe multidisciplinar de projetos como o “Divertidamente” (TDAH, TOD e dislexia). O prefeito disse que o programa seguirá “em funcionamento”, pois promove “o desenvolvimento atendendo as necessidades individuais destas crianças e ameniza as dificuldades de aprendizagem”.
Para colocar adultos e crianças de volta às escolas, Brun, se eleito, quer investir “em tutorias e materiais educativos e realização de campanhas de sensibilização para informar à comunidade sobre a importância da educação”.
Para aumentar a acessibilidade aos materiais de leitura e promover programas de incentivo à leitura fora do ambiente escolar, o prefeito informa que “a cidade tem cinco bibliotecas e um programa literário em que crianças e adultos podem conhecer o mundo da leitura”, além disso, contadores de histórias apresentam clássicos da literatura.
Milton Júnior irá realizar diagnóstico e fará readequações
O candidato Milton Junior pretende realizar um diagnóstico do processo de alfabetização e letramento. “Esse diagnóstico será planilhado e um Plano de Ação com prioridades bimestrais será criado para direcionar as intervenções necessárias”, informou o concorrente.
Segundo o candidato, “os profissionais conhecem as dificuldades”. Serão construídas readequações curriculares. Estudo de demandas e dificuldades de acesso e permanência na escola. Plano de Incentivo aos professores alfabetizadores. Equiparação de carga horária entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Para crianças com dislexia, o candidato propõe uma equipe multidisciplinar. “Eles serão responsáveis por conduzir e construir um plano de atendimento personalizado”, contou. Além disso, cada unidade escolar deverá contar com dois professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) para dar suporte ao professor da sala regular, com um atendendo pela manhã e outro à tarde.
Sobre o problema de crianças e adultos fora da escola, Milton avalia que é necessário um estudo de demanda reprimida. Com base nesse estudo, o Conselho Municipal de Educação (CME) desenvolve um plano de incentivo, oferecendo subsídios e auxílio durante o processo de alfabetização.
Sobre o incentivo à leitura, ele propõe circuitos culturais de leitura, prosa e canto. Incentivar a biblioteca itinerante. “Vamos criar um projeto de leitura para a terceira idade, integrando diferentes faixas etárias.”
Osmar Thibes propõe entrega de livros para incentivar leitura
O candidato Osmar Thibes (PSDB) afirma que, se eleito, pretende incentivar a leitura entre as crianças. “Abordando todos os gêneros da escrita, como os informativos, os contos, livros e revistas. O sucesso será medido entre o planejamento escolar e o repertório oferecido”, afirmou Thibes. Conforme ainda o candidato, crianças com dislexia terão auxílio de tutores.
Para as crianças e adultos fora da escola, Thibes quer construir na Secretaria Municipal de Educação o “incentivo à prática de leitura e escrita. Vamos preparar educadores para lidar com as especificidades entre jovens e adultos nesta situação”, contou o concorrente. Conforme o candidato, é necessário métodos para estimular “opiniões e a leitura pelo aluno para aprender a ler, bem como a produção de textos orais e de escrita”, disse.
Para incentivar a leitura, o candidato propõe que o aluno leve “livros e outros materiais didáticos para casa”, afirmou Thibes. Quando há interesse a atenção aumenta. “A escola deverá criar laços com familiares dos alunos que serão incentivados a leitura fora do ambiente escolar. Será nosso objetivo”, afirmou o candidato do PSDB.
Paula Granato quer ensino com reforço constante
A candidata Paula Granato (PV) propõe entre as medidas na educação encontros com os professores “para que sejam ouvidos e saibam que suas condições de trabalho serão transformadas”. Já para os alunos, ela pretende implantar o “estreitamento das relações com pais e responsáveis, para que também participem e se envolvam”, informou a concorrente. Uma forma de avaliação são os projetos de autoria conjunta de livros infantis. “A consolidação do aprendizado deverá ser constantemente reforçada.”
Ela também destaca que o município dispõe de instrumentos importantes, como o Deisa (Departamento de Educação Inclusiva e Suporte ao Ensino e Aprendizagem), que pode e deve ser fortalecido para atender às demandas de crianças, como dislexia.
Sobre as crianças e adultos fora da escola, mas ainda não alfabetizados, Granato propõe uma pesquisa por toda a cidade para que retorne para a escola. “É preciso fazer parcerias com centros universitários existentes para trabalhar em conjunto com nossos professores e funcionários sobre formas para tornar o ambiente escolar mais atraente”, contou.
Para incentivar a leitura, a candidata do PV quer criar “diversos espaços públicos, criação de ambientes de leitura direcionados”. Ela avalia que o uso de tecnologias é útil para o incentivo à leitura.
Paralisia, dores crônicas e dificuldades de fala, são apenas algumas das consequências graves da poliomielite. Apesar de ser uma doença evitável por meio da vacinação, a adesão à vacina está...
Entre os 330 candidatos que disputam uma vaga na Câmara Municipal de Itapetininga, o empresário Marcelo Di Fiori (Republicanos) se destaca como o candidato mais rico, com um patrimônio declarado...
A indústria moveleira de Itapetininga ocupa a 4º posição no ranking da produção entre os 645 municípios do Estado de São Paulo com maior participação no Valor da Transformação Industrial...
O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...
Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....
A população de Itapetininga cresceu para 163.774 habitantes em 2024, de acordo com a nova estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um aumento...
A Prefeitura de Itapetininga aplicou multas que somam mais de R$ 485 mil devido à falta de limpeza em terrenos particulares somente neste ano. Segundo o setor de Fiscalização de...
Dando sequência à nossa série de entrevistas com os candidatos à prefeitura, o Jornal Correio aborda nesta edição o tema da segurança pública na cidade. Confira as propostas de cada...
A Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga anunciou um novo processo seletivo, destinado contratação temporário de profissionais para o cargo de Agente de Organização Escolar. Para se inscrever, é...
O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...