Dando continuidade à série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Itapetininga, o foco desta edição do Jornal Correio está na melhoria dos serviços de saúde. Vamos entender as propostas dos candidatos para expandir e aprimorar o atendimento nas unidades básicas e verificar como cada um planeja ampliar a atenção médica e psicológica no município.
Jeferson Brun:
Brun destaca a necessidade de ampliar o horário de funcionamento das UBS e concluir as obras em andamento, como a da unidade de saúde do Bairro Pinheiros II, além de construir novas unidades nas regiões mais carentes. Ele enfatiza que, no primeiro semestre de 2024, já foram realizadas reformas e melhorias em várias unidades de saúde, e promete continuar com essas ampliações, conforme a demanda.
Para o atendimento psicológico, Brun aponta que a rede municipal já oferece suporte através do Centro Municipal de Reabilitação e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para diferentes faixas etárias e condições. Ele também propõe continuar investindo em equipamentos e infraestrutura, e treinar equipes para lidar com situações de emergência, promovendo simulações e melhorando a comunicação entre as unidades de saúde.
Milton Júnior
Júnior aposta na transparência como base para suas propostas de saúde pública. Ele defende a informatização das UBS de maneira eficaz e integrada, com a criação de um aplicativo para facilitar os agendamentos de consultas e exames. A comunicação inclusiva e dinâmica é fundamental em seu plano, ajudando a esclarecer dúvidas e a captar sugestões dos usuários, o que contribuirá para um diagnóstico real dos desafios enfrentados pela população.
Além disso, planeja conhecer de perto as necessidades de cada região, ouvindo tanto os funcionários públicos quanto os usuários do sistema de saúde, para criar um planejamento mais humano e eficiente no uso dos recursos públicos. Quanto à ampliação do atendimento psicológico, o candidato propõe a formação de equipes multidisciplinares especializadas para atender a uma demanda crescente, abrangendo todas as faixas etárias, da infância à terceira idade. Para ele, envelhecer com qualidade física e mental é um direito a ser garantido.
Osmar Thibes:
Thibes pretende focar na modernização e eficiência do atendimento nas UBS. Suas propostas incluem a implantação de um sistema de regulação mais eficaz, humanização do atendimento, e o uso de tecnologia para agendamento de consultas. Ele destaca que irá implantar o uso da telemedicina para alcançar mais pessoas. Thibes também acredita na capacitação contínua dos servidores. Para ele, uma gestão ágil e eficiente pode reduzir custos e ampliar o número de UBS para atender a crescente demanda da população.
O candidato também propõe a criação do “Programa Saúde Itinerante”, que levaria profissionais de saúde para prestar atendimento clínico em bairros mais afastados, como Biscoito Duro, Ponte Alta, e Mato Seco. Além disso, Thibes sugere a transformação da UBS Vila Rio Branco em uma Unidade Mista, operando como UBS durante o dia e como Pronto Atendimento (PA) 24 horas durante a noite, finais de semana e feriados, para aliviar a sobrecarga no Pronto Socorro Municipal.
Paula Granato:
Paula propõe investir em saúde preventiva e aumentar o número de equipes multidisciplinares para melhorar o atendimento nas UBS e reduzir o tempo de espera. Ela pretende ampliar o uso da telemedicina, revisar horários das UBS e fortalecer parcerias com faculdades de medicina para modernizar as unidades.
Para a saúde mental, Paula quer aumentar o número de psicólogos, introduzir plantões e estender o horário dos CAPS. Ela também defende a criação de um fundo de emergência para a saúde e um comitê permanente de crise para melhorar a resposta a emergências.
Nos bairros afastados, Paula destaca a importância do monitoramento para identificar demandas e sugere a criação de transporte permanente para emergências. Para aliviar o pronto-socorro, ela propõe ampliar o número de profissionais e o horário das UBS.