Para quem tem uma sobra de terreno ou mora na área rural, plantar sempre ocupa o tempo, espaço e ajuda a economizar. Pois, bem, se a sua dúvida é o que cultivar em agosto, o jornal traz boas informações. O inverno continua presente, mas as temperaturas já ficam menos amenas. O clima para o mês é favorável tanto para frutas e hortaliças devido à temperatura da região, mas também começa a abrir espaço para culturas mais apropriadas para o calor. Por isso, alface, cebola, abóbora, berinjela e abobrinhas são ideais, informam técnicos da área.
Quem prefere a verdura, a oportunidade é para alface que possui poucas calorias. As folhas da alface da variedade de inverno podem ser consumidas dois meses depois do plantio. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas e a cultura é sensível ao excesso de água no solo. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa.
Fundamental para o tempero, a cebola pode ser semeada em local definitivo e em bandejas ou sementeiras para posterior transplante das mudas. O plantio também pode ser feito por bulbinhos, colhidos com um a 3 centímetros de diâmetro. Tem preferência por temperaturas amenas e dias ensolarados e longos
A abóbora é favorecida por temperaturas elevadas e tolera temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), mas não resiste a geadas, a abóbora prefere dias curtos, com menor exposição do sol. Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias.
Outra opção são abobrinhas que são produzidas de forma semelhante à abóbora, mas são colhidas ainda imaturas (verdes). Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas. A cultura é sensível ao excesso de água no solo. O início da colheita dependerá da cultivar escolhida e do ponto de maturação exigido pelo consumidor.
A outra alternativa é a berinjela. Resistente e vigorosa, ela é rica em vitamina A, B1, B2, B5 e C. Seu plantio é realizado via semente, em bandejas com posterior transferência para o terreno. É uma planta de clima quente, sendo favorecida pelo calor, principalmente para a germinação, emergência e formação da muda.