Família e Política
Ricardo Tardelli, neto do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Tardelli, é candidato a vereador pelo partido Podemos. Ele é filho de Carlinhos Tardelli (Diretor da Construtora Tardelli) e da delegada Leila Tardelli (ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetininga), Ricardo faz parte da terceira geração da família que participa da política de Itapetininga. Nos anos 1990 o avô de Ricardo ficou conhecido na política da cidade por sua grande popularidade e, após seu primeiro mandato como prefeito, dizia-se que o apoio de Tardelli elegia “até um poste”. O partido Podemos apoia a reeleição de Jeferson Brun.
Família e Política II
No caso de Fernandinho Rosa (PRTB), filho do ex-prefeito Fernando Rosa, a família não quis sua volta pra política nesta eleição. Fernandinho foi vice-presidente da Câmara Municipal e atualmente é o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de Itapetininga.
Vices
Após o prazo final, nesta segunda-feira, dia 5, para as Convenções Partidárias e para a definição das candidaturas para as eleições de 2024, acabou todo o suspense em torno da escolha dos candidatos a vice-prefeito que faltavam. Na coligação de Jeferson Brun o candidato a vice escolhido não foi Sueli Marquetto (MDB) , Edson Giriboni (União Brasil) e nem Eder Costa (NOVO). Nêta Bueno, criadora e coordenadora do conhecido grupo das Boazinhas foi a escolhida. Na coligação de Milton Júnior (PL) o candidato a vice não foi a vereadora Marina Nalesso nem o vereador Marcos Nanini. Foi o médico Dr Samuel de Araújo (PRTB), que já trabalhou na coordenação do Pronto Socorro. No PSDB, foi escolhida a advogada Luciana Toledo como candidata a vice de Osmar Thibes.
Campanha e Debate
A TVTem já marcou o debate para os candidatos a prefeito de Itapetininga. Será no dia 3 de outubro às 22 horas. As campanhas ainda estão começando, no dia 16/08 tem início a propaganda eleitoral. Muita coisa deve acontecer e o esperado pela população é que os quatro candidatos apresentem suas propostas sobre o que pretendem fazer para administrar Itapetininga no próximo mandato. Até o momento pouco se sabe sobre as propostas dos candidatos a prefeito, fora as exaustivas postagens nas redes sociais.
Escola Cívico-Militar
O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJSP) suspendeu o Programa Escola Cívico-Militar criado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão define a suspensão imediata do projeto a partir desta quarta-feira (7), até que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o programa seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A suspensão veio em resposta à ação movida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Enquanto isso, o polêmico assunto “corre solto” nas redes sociais.
Medalha de Marketing
Sempre atenta com os assuntos que estão em evidência na mídia, a deputada Federal Simone Marquetto tem divulgado nas redes sociais que assina o pedido de urgência para o Projeto de Lei que propõe a isenção do Imposto de Renda dos prêmios pagos aos medalhistas olímpicos. Os atletas olímpicos do Brasil estão isentos do pagamento de tributos sobre as medalhas trazidas das Olimpíadas de Paris. Já os prêmios em dinheiro estão sujeitos ao Imposto de Renda, mas há uma proposta no Congresso, o PL 3029/2024, de autoria do deputado Luiz Lima (PL/RJ), para isentar os pagamentos feitos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já tem gente dizendo que a deputada merece uma “medalha” de marketing nas redes sociais.
Assinou Isenção a Atletas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira, dia 8, uma medida provisória que isenta os atletas olímpicos do pagamento do Imposto de Renda sobre as premiações em dinheiro das Olimpíadas de Paris 2024.