O Jornal Correio resgata momentos marcantes de Itapetininga, revisitando reportagens e fatos que fizeram história há 20 anos. Nesta edição, republicamos a matéria de dezembro de 2005: “Administração e Cooperita assinam parceria”, destacando o início do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, e a busca por uma cidade mais sustentável.
Administração e Cooperita assinam parceria
Na última semana foi celebrado o termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Itapetininga e a Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga – Cooperita. De acordo com o convênio assinado pelo Prefeito Ramalho e a Presidente da Cooperita, Lilia do Amaral, a Prefeitura se compromete a dar suporte técnico e assessoria à cooperativa, além de apoiar campanhas educativas no município.
Já a Cooperita deverá realizar serviços de Coleta Seletiva e de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Município. Os materiais recolhidos serão previamente reciclados de acordo com as normas de segurança sanitária e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb.
Dessa forma, a Prefeitura dá um importante passo para a implantação de um Programa Municipal de Coleta Seletiva e de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, instituído pela Lei Municipal n° 4.990, de 05/10/2005. A parceria terá duração de 12 meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogada.
A Cooperita foi criada em 2002, através de iniciativa e apoio do então vereador Fuad Abrão Isaac, que deu suporte técnico e institucional, buscando parcerias com empresas e ONGs. A cooperativa começou a funcionar em 2004, quando alugou um prédio no Jardim Brasil. Tem mais de 500 coletores de materiais recicláveis cadastrados, porém, menos de quarenta já se encontram cooperados.
Para ler mais da coluna “No Correio há 20 anos”, clique aqui.















