A maioria dos candidatos a vereador de Itapetininga é homem, branco, com ensino médio completo e tem idade entre 45 e 49 anos. Os dados constam na estatística no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 330 concorrentes a 19 vagas ao Legislativo do município, 66% são do gênero masculino e 34% do feminino.
Em números absolutos, 218 homens disputam os votos contra 112 mulheres.
Para analistas políticos, a participação da mulher nesta eleição é significativa na cidade. Já supera a cota mínima de 30%. Isso demonstra que o sexo feminino está inserido, definitivamente na vida política do município. Porém, para alcançar a mesma proporção do contingente masculino da população, o número deveria alcançar 51%.
Além disso, segundo ainda analistas, as mulheres precisariam vencer as eleições, para equilibrar o poder com os homens. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, a baixa representatividade feminina na política (0,263) é o pior critério avaliado quando se mede a disparidade entre os gêneros, abaixo da participação econômica da mulher (0,670) no mercado de trabalho.
Conforme o estudo, o Brasil levaria mais de 131 anos para alcançar a paridade de gênero no empoderamento político. Atualmente, quatro mulheres ocupam vagas no Legislativo de Itapetininga contra 15 homens. Isso significa que uma fatia de 21% do poder está em mãos femininas. O percentual pode ser considerado baixo, mas está acima da média brasileira que é de 15%.
Maioria são Brancos
Além disso, conforme o perfil do TSE, 77,8% dos candidatos declararam ser brancos, ou em números absolutos 263 concorrentes de Itapetininga. Em segundo lugar estão os pardos com 19,8%, com 51 postulantes e, na sequência, os pretos com participação de 7,2% do total das candidaturas (24).
Nível educacional
De acordo com o nível de instrução, 37,8% dos candidatos têm ensino médio completo, enquanto 36% declaram ter ensino superior completo. O quadro é composto também pelos candidatos com o ensino fundamental completo (9,7%), graduação superior incompleta (9,4%), médio e fundamental incompletos (6,5%). Já os que apenas leem e escrevem são 0,61%, afirma o TSE.
Estado Civil e idade
Do total de candidatos, 58% informaram que são casados, 37% são solteiros e 9% divorciados. As pessoas com idade entre 45 e 49 anos são a maior fatia dos candidatos a vereador em Itapetininga, ao todo, somam 58 nomes. Na sequência estão os concorrentes entre 40 e 44 anos, com 57 candidaturas e na faixa etária entre 50 e 53 anos, mais 53 pessoas. Nas diversas faixas acima de 60 anos, serão 60 candidatos. A cidade tem apenas 6 candidatos entre 21 e 29 anos.