-Ela vem nova, forte e disposta a brigar. A S10 recebeu grandes mudanças depois de 16 anos no mercado brasileiro. A aparência da picape continua passando a ideia de robustez, principalmente na frente, mas as linhas laterais ganharam traços mais desenhados, passando o ar de modernidade que o carro já precisava há algum tempo.
Não foi só isso que mudou no design da S10, mas quem compra esse carro (47% usa o carro para o trabalho segundo levantamento da GM) quer saber mesmo é da motorização. E isso também melhorou. A novidade é o motor 2.8 CTDI Turbodiesel, da MWM. Segundo a Chevrolet, a máquina promete 180 cavalos e 47,9 kgfm de torque (no modelo manual são 44,9 kgfm). Uma diferença considerável em relação aos 140 cv e 34,7 kgfm de torque do motor 2.8 do modelo antigo. O torque também foi elevado na versão 2.4 Flexpower. Com álcool o índice passa de 21,9 kgfm para 24,1 kgfm, apesar da potência permanecer.
A força maior, com a tração, tem um resultado de impressionar. E a fábrica quis mostrar isso aos jornalistas da América do Sul durante o lançamento. Todos foram convidados a experimentar as pistas do Campo de Provas da Cruz Alta – CPCA -, da General Motors do Brasil, localizado em Indaiatuba (SP). Na pista Off Road a S10 não decepcionou. Tá certo que os buracos fizeram a picape dar uma boa chacoalhada, mas na hora de encarar ladeira íngremes e terrenos encharcados e enlameados não houve hesitação. Os trechos “atoláveis” não precisaram nem da tração 4×4 para serem ultrapassados.
Versões
A nova S10 vem em 12 versões. Tem combinações para diversos gostos e bolsos, partindo de R$58.868 (versão LS – cabine simples 4X2) até R$135.250 (versão cabine dupla com transmissão automática 4X4). Além da cabine, tração e transmissão, as configurações se dividem ainda em motores diesel e flex e em níveis de acabamento e equipamentos. As nomenclaturas adotadas são LS, LT e LTZ.
Concorrência
Tantas mudanças devem fazer com que a S10 se posicione fortemente no mercado das picapes médias e enfrente com coragem a Hilux da Toyota, a Amarok da Volkswagen e a Frontier, da Nissan. A expectativa de vendas da montadora é de 4 mil unidades ao mês. O número aponta uma meta ousada. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em janeiro, ainda com o modelo antigo, a S10 vendeu 2.162 unidades, ficando atrás da Hilux que emplacou 3.049 veículos no Brasil. A outra concorrente, a Amarok, vendeu 1.442 unidades.