-A chuva que atingiu Itapetininga na última semana atrapalhou a vida de muitas pessoas. Segundo os sites de previsão do tempo, choverá forte também na próxima semana. A Defesa Civil de Itapetininga está em alerta com as áreas de riscos. Na Avenida 5 de Novembro, os comerciantes também estão preocupados. Na última semana, alguns trechos ficaram alagados, dificultando a passagem de pedestres e veículos.
“É um problema que enfrentamos em toda época de chuva. A avenida vira um rio, não dá para sair e nem para passar com o carro. Outro problema são os pedregulhos que descem e se espalham na via”, afirma um comerciante.
Outro ponto que fica alagado é a Marginal do Chá. No local, estão sendo instalados tubos de diâmetro maior para dar maior vazão a água que desce do Córrego da Central Parque 4L e evitar os transbordamentos do Ribeirão do Chá na época das chuvas.
Um trecho da Marginal dos Cavalos ficou alagada, no último sábado. A principal rua da Vila Sotemo também ficou alegada. Um morador afirmou que as águas invadiram algumas casas. Na Vila Paulo Ayres houve queda de uma árvore.
Considerado um dos pontos críticos da cidade, o bairro Central Parque 4L, não teve problemas no último final de semana, porém os moradores estão preocupados com a previsão do tempo. Há cerca de um mês, a sujeira acumulou na tubulação e alagou várias casas no local.
Defesa Civil em alerta
Nesta época do ano, a equipe da Defesa Civil realiza vistorias nas marginais, principalmente no período de verão, socorro a famílias vítimas de fenômenos climáticos, policiamento preventivo no ordenamento do trânsito em áreas de risco. No período chuvoso, que abrange principalmente os primeiros meses do ano, é realizada a Operação Verão.
Segundo o órgão, também serão realizados plantões para atender possíveis ocorrências derivadas de fenômenos climáticos, apoio ao Setor de Habitação na identificação das áreas de risco e cadastro das famílias.