Everton Dias – Com a chegada de junho, diversas festas juninas começam a agitar o cotidiano dos itapetininganos. Regadas à quentão e vinho quente e comidas típicas como pipoca, canjica, milho assado, pé de moleque, pamonha que atiça o paladar, as quermesses todos os anos pegam fogo e atraem público. Fantasiados de caipiras, todos dançam a quadrilha, com destaque para o noivo, para a noiva e para o padre.
Mesmo na era da internet, o correio elegante ainda é organizado em muitas festas e é uma das maneiras de demonstrar o interesse por álguém. Os mais malvados mandam prender seu amor para depois pagar a multa e soltá-la(o) da prisão. A recompensa, é claro, sempre vem em forma de um beijo apaixonado. E nunca faltam aqueles que participavam dos bingos e das rifas arriscando sair das festas com dinheiro ou prendas.
Uma das mais tradicionais festas da cidade começou no dia 1º. As festividades em louvor à Santo Antonio, da pequena igreja localizada no final da Rua Campos Sales, segue até a segunda-feira, dia 13 de junho. Neste final de semana haverá quermesse com vários tipos de barracas e no último dia da festa será distribuído o bolo de Santo Antonio com 13 metros de comprimento. Santo Antônio é o um dos santos mais populares do Brasil, e também é conhecido por ser o padroeiro dos pobres, santo casamenteiro e sempre invocado para achar objetos perdidos.
No dia 17 de junho inicia as festividades na Paróquia de São João Batista, em Itapetininga. Em geral, os dias consagrados aos santos são aqueles em que eles morreram. No caso de São João, acontece o contrário: comemora-se o seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. Será realizada quermesse e fogueira. Entre as tradições do dia São João, estão as fogueiras, a quadrilha e outras danças juninas e, o que não poderia faltar, várias comidas típicas. A festa termina no dia 26. No dia 29, começa a festa de São Pedro na igreja da Nova Itapetininga. A programação se estende até o dia 5.
No mês de junho, várias escolas da cidade também festejam datas São João, São Pedro e Santo Antônio e buscam incluir esta cultura em seus currículos de formas diversas, trabalhando com quadrinhas, danças e brincadeiras. Muitas pessoas organizam festas na residência, ruas e chácaras.
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...