-Orestes Carossi Filho – A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Itapetininga cancelou, por duas vezes, o atendimento ao paciente que espera tratamento contra diabetes. A reclamação partiu da mulher do paciente que prefere não revelar o nome. Segundo a esposa, após ir ao posto de saúde, ele esperou por duas horas na unidade e foi informado que não seria recebido. “O posto de saúde é um descaso. Meu marido perdeu o dia de trabalho”, reclama.
A primeira consulta desmarcada ocorreu em 1º de fevereiro. “Ele tinha consulta agendada para 12h30 e às 15h30 foi informado de que o médico não iria aparecer”, protesta. Segundo a mulher, na segunda-feira, dia 13, o problema se repetiu. Ele perdeu o dia de trabalho, foi à unidade às 11h30 e, por volta das 13h30, foi informado que o médico não iria comparecer ao trabalho. Em cada ocasião foi um médico diferente, explicou a mulher.
“O povão fica lá esperando (por um médico).” Ela informou que seu marido está com alta taxa de diabetes. Na primeira vez, ela constatou 140. Na última vez que fez o exame registrou 360. Diante da ausência de assistência médica pública, ele toma remédio sem a recomendação médica. “Agora ele toma por conta própria”, revela.
Para recorrer ao consultório particular, os valores cobrados são exagerados, diz a mulher do paciente. Para se chegar ao especialista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) só é possível com o encaminhamento do postinho. “O AME não aceita encaminhamento de médico particular”, explica. Depois acrescentou que “no posto ele disse que não vai mais”, disse a mulher diante do descrédito de consultas que são desmarcadas.
Outro lado
A Secretaria de Saúde confirma que as consultas foram suspensas no dia 1º de fevereiro. A secretaria só soube que ocorreria a falta após todas as pré-consultas já estarem agendadas. Segundo a nota enviada pela prefeitura, “sempre os médicos avisam antecipadamente, os pacientes são comunicados, em sinal de respeito aos mesmos, mantendo assim a credibilidade do serviço”.
Segundo ainda a nota, os pacientes que seriam atendidos neste dia (em que não houve a consulta), foram transferidos para outras datas, em virtude do desligamento do profissional da unidade. Já no dia 13, o outro médico comunicou que não poderia comparecer e imediatamente todos os pacientes foram avisados.
“E os que já estavam na recepção tiveram as consultas transferidas para o dia 16, conforme disponibilidade do profissional. Portanto os atendimentos foram adiados por 3 dias”, informa a nota enviada por e-mail pela Secretaria Municipal de Saúde. A nota informa que o número de profissionais médicos da unidade é pequeno para a demanda existente.