O VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi, do Governo do Estado de São Paulo e Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, bateu recorde de inscrições na edição deste ano. Foram 140 candidatos inscritos neste ano contra 31 da edição anterior. O concurso será realizado entre os dias 17 a 19 de outubro e fará uma homenagem ao compositor Francisco Mignone.
Na disputa pelos prêmios em dinheiro, concorrerão músicos dos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e diversas cidades do interior de São Paulo, bem como pianistas da capital paulista. “Acho que a antecedência com que divulgamos o Concurso neste ano fez muita diferença. As inscrições abriram em março”, explicou a coordenadora do VII Concurso Nacional de Piano, Cristiane Bloes. “O número de inscrições me surpreendeu muito. Jamais esperava: quase cinco vezes mais do que o anterior em 2009”.
O grande número de competidores também se refletirá no nível técnico do concurso. Segundo Cristiane, apesar dos candidatos terem que estudar as peças de confronto, eles tiveram um bom tempo para se prepararem, pois as peças já estavam disponíveis no mês de março. “A qualidade do último concurso ocorrido em 2009 foi muito alta, mas acho que esse, sem dúvida, será superior e disputadíssimo”.
Os inscritos no VII Concurso Nacional de Piano devem executar uma obra de confronto, sendo, obrigatoriamente, de Francisco Mignone. As obras variam conforme a faixa etária dos concorrentes. No I Turno (de 8 a 11 anos) é solicitadaa “Valsinha”; para o II Turno (12 a 15 anos), “Caixinha de Brinquedos nº 6 – Travessuras do Mascarado; e as obras do III e IV Turno são, respectivamente, “Serenata Humorística” e “1ºMovimento da 3ª Sonatina”.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...