O técnico Dunga anunciou a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo deste ano, na África do Sul, que começa no dia 11 de junho. A Seleção Brasileira estréia no dia 15, contra a Coréia do Norte. A equipe do Jornal Correio de Itapetininga foi às ruas para saber qual a opinião do torcedor. O resultado foi uma divisão de opiniões, tendo algumas pessoas que concordam plenamente com o técnico, outras que aceitam em parte sua decisão e aqueles que a rejeitam.
Para o corintiano Abel Fabiano Marcelino, 24 anos, o técnico acertou na convocação. “Eu achei boa a convocação, só não tem reservas. Mas com este mesmo time, praticamente, o Brasil ganhou tudo. As pessoas dizem que não vai passar nem da primeira fase, mas com este time eu acho que dá para ganhar”, afirma. Mas ele afirma que seria melhor com a presença de Ronaldinho Gaúcho. “Mesmo na reserva ele poderia fazer a diferença, qualquer equipe ficaria assustada em ver o Ronaldinho entrando no segundo-tempo de um jogo”, diz Marcelino.
Uma das principais duvidas dos torcedores está na convocação do atacante Grafite, ex- São Paulo, que hoje joga no Wolfsburg. Para o construtor e palmeirense José Maria Alves, 40 anos, o jogador ainda não provou nada na seleção brasileira e não merecia ir para a Copa. “Vários jogadores estão jogando bem aqui no Brasil e não foram convocados”, explica o torcedor. Ele cita o exemplo do jogador do São Paulo, Hernanes e também do santista Neymar.
Ganso e Neymar
Eles foram as estrelas do Campeonato Paulista e ganharam as manchetes dos jornais. Não demorou muito para o desempenho no Estadual virar referência para o futebol brasileiro e, como é ano de Copa do Mundo, encabeçar a lista de pedidos para serem chamados para a seleção. Os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso viraram o assunto da vez. Mas, apesar do apelo popular, eles estão fora da lista do técnico Dunga. Pessoas ouvidas pela reportagem divergem se eles estão prontos para a Copa. “Eu acho que o Dunga não deveria convocar o Kleberson, que é reserva do Flamengo, time que não está numa boa fase. Apesar de eu ser corintiano, eu queria ver o Neymar na Copa”, diz o estudante de Educação Física Jonatas Góes, 23 anos. “Mas o Dunga tem argumentos, ele ganhou tudo com essa equipe.
A discussão também envolve a idade dos garotos e o fato de eles ainda não terem atuado pela seleção. “Eles precisam ganhar experiência em competição internacional. A convocação deles seria prematura e daria um desequilíbrio ao grupo”, avalia Marcelino. Há quem discorde. Para o professor José Carlos Dias, os dois deviam ser convocados, justamente pela maturidade que demonstraram nos últimos jogos. “Futebol é momento e os dois estão em ótima fase. Seria um prazer para todos os brasileiros ver os dois jogando numa copa do mundo. Na verdade seria muito emocionante”, diz.
Santos
Apesar de a história de seus principais craques estar muitas vezes diretamente ligada à seleção, antes de Robinho, convocado pelo técnico Dunga, a última vez que o Santos cedeu um jogador para o Brasil em Copas do Mundo foi em 1974.
No Mundial daquele ano, na Alemanha, o Peixe teve Marinho Peres e Edu entre os convocados. Enquanto este último entrou em campo uma vez durante todo o torneio, o zagueiro jogou todas as partidas do Brasil na Copa até a disputa do terceiro lugar, com derrota para a Polônia por 1 a 0.
Na Copa de 2006, Robinho, cria da Vila Belmiro, já era jogador do Real Madrid, para onde havia se transferido um ano antes.
GOLEIROS
Júlio César (Internazionale-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Doni (Roma-ITA)
LATERAIS
Maicon (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS
Lúcio (Internazionale-ITA)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)
MEIO-CAMPISTAS
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Elano (Galatasaray-TUR)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Ramires (Benfica-POR)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Kleberson (Flamengo)
Kaká (Real Madrid-ESP)
ATACANTES
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Grafite (Wolfsburg-ALE)
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...