Setembro
Top of Mind o deputado licenciado e secretário de Saneamento, Edson Giriboni (PV), caminhou com desenvoltura entre os empresários locais. Ele informou que em setembro o governo estadual irá lançar um pacote de obras e serviços para Itapetininga e região. A esperança é que Alckmin inclua novos investimentos para compensar as desigualdades regionais da região.
Ligado
O secretário de Planejamento, Messias Lúcio Ferreira, não perdeu a oportunidade de comparecer em eventos na cidade. Foi na inauguração da agência bancária na tarde de quarta-feira, dia 10, e a noite foi ao Top Of Mind. A sua presença em atos sociais serve para derrubar o boato que circulou na semana que ele teria pedido afastamento do cargo e possível desligamento do governo.
Visibilidade
O PT, embora esteja participando de reuniões com vários partidos e lideranças políticas locais, também vem ensaiando uma cabeça de chapa em uma coligação de centro-esquerda na cidade. O partido tem a seu favor, neste caso, o maior tempo de televisão e o grande investimento em obras que o governo federal tem feito em Itapetininga. O partido quer visibilidade das suas ações sociais na região.
Brasília
O prefeito Roberto Ramalho (PMDB) não pode comparecer ao evento Top of Mind, porque estaria em Brasília em busca de recursos. Conforme o chefe de Gabinete, José Alves, o prefeito solicitou verba federal para o Hospital Regional. Mas a boa notícia vem do governo estadual que irá liberar R$ 6,1 milhões para a manutenção do único hospital público da cidade. O contrato é assinado dia13.
Desligado
Com os acontecimentos relacionados aos fiscais da Receita Federal, na última semana, abriu-se, em Itapetininga, um novo leque de possíveis candidatos à Prefeitura Municipal. Com a ação da Polícia Federal, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento, Geraldo Minoru, pediu férias. Assume o provisoriamente o posto Messias que tentará dar seqüência as atividades da pasta.
Antenas
Um projeto de lei causou grande polêmica na Câmara: uma nova regulamentação para a colocação de antenas de celular cidade. Tudo começou com a instalação de uma antena no Jardim Itália. Descobriu-se que a obra estava irregular e não tinha nem autorização. O vereador Mauri quer uma regulamentação. O vereador Heleno de Souza pediu vista ao projeto. Nesta segunda-feira, dia 15, o debate continua.
Oposição
O vereador Nicoletti fez o mais duro discurso contra a gestão Ramalho. Sua queixa foi contra as obras solicitadas pelos moradores na Câmara Itinerante. Após recolher as sugestões, a prefeitura ao invés de executar, fez novas consultas, mas desta vez com o nome de Prefeitura no Bairro. Moradores dos distritos vieram para reunião e tiveram só 2 minutos para falar. Nicoletti estava furioso.
Corrida sucessória
O médico Mário Carneiro reuniu-se, na última quarta-feira, com lideranças de vários partidos colando-se à “disposição para ser candidato a prefeito de consenso” de um grupo independente. Estiveram na reunião filiados do PV, PHS, PC do B, PTB, PSB e PT. Em 2008 Carneiro testou uma candidatura ao paço municipal, mas acabou desistindo e seu partido, na época, apoiou Roberto Ramalho.
Cargos
A Câmara deve votar no dia 22 de agosto o projeto do prefeito que cria aproximadamente mais 370 novos cargos no quadro de funcionários municipais. A maioria será para a secretaria de Educação, que segundo a justificativa do prefeito Ramalho, precisa imediatamente de novos professores e auxiliares de educação. A prefeitura continua sendo o maior empregador da cidade.
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...