-Moysés Moreira Lopes – Depois que Carol contou a história, Michele, aterrada, persignou-se e disse:- Credo!
Franceline, que é presbiteriana, estranhou o comportamento de Michele e perguntou ao Reverendo Moacir Lobato:- O que é credo?
Eu esqueci de dizer que as três estavam na casa pastoral.Tinham aulas de catecúmenos todas as terças-feiras.
Credo, respondeu o Ministro Presbiteriano, é uma declaração de fé. Não é uma reza. Não é uma oração. Michele, no entanto, usou uma interjeição. Evanildo Bechara, o gramático, assim define:-“Interjeição é a expressão com que traduzimos nossos estados emocionais.” A palavra originou-se do Credo Apostólico.
O Reverendo, depois, continuou, apelando para a Teologia e citou de cor, Alfredo Borges Teixeira, teólogo da igreja Presbiteriana Independente:-“O mais antigo e o mais conhecido é o Credo dos Apóstolos. Tem este nome por motivo de uma lenda, posta em circulação, no século IV por Ambrósio e Rufino, segundo, o qual, os apóstolos, reunidos em Jerusalém, acharam conveniente formular o credo antes de se dispersarem para evangelizar o mundo. Essa lenda tem base histórica, mas o documento é de fato muito antigo, pois há sinais do seu uso em Roma, já na segunda metade do segundo século.”
O Sr. Lobato, acomodou-se na poltrona e colocou a perna esquerda sobre o joelho da direita e disse:- o Credo Apostólico é aceito por toda cristandade. Os presbiterianos sempre o proferem nos seus cultos. È constituído de oito declarações, sendo a primeira:-“Creio em Deus-Pai, Todo Poderoso, criador do céu e da terra.”
– Vocês, meninas, já pensaram, filosoficamente, na onipotência Divina? – indagou o Reverendo.
O salmista, inspirado, afirmou: -“Tu formaste o meu interior. Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste, as tuas obras são admiráveis e a minha alma o sabe muito bem;….”(Salmo 139:13 a15)
O Reverendo Moacir, olhando para cima, como se fosse um filósofo ou um santo, concluiu:- Deus criou tudo, mantém, governa e dirige. Nada acontece se não for da sua vontade.
Por fim, como Michele precisava sair, o Reverendo disse- Amanhã comentarei a segunda declaração, pois ela é mais longa.
As três meninas preparavam-se para fazer a pública profissão de fé.
Justiça proíbe o serviço de táxi rotativo em Itapetininga
O juiz Aparecido César Machado julgou procedentes os pedidos feitos pelo, o promotor Dalmir Radicchi para impedir que os permissionários dos serviços de táxi realizem transporte coletivo de passageiros na...