Everton Dias – Com a chegada do frio, os animais de estimação ficam mais suscetíveis a problemas de saúde, como gripes e resfriados, reagindo de maneiras adversas às mudanças repentinas de temperatura. Para controlar estes sintomas, a veterinária Helena Batistela Tonin alerta para a importância de cuidados especiais com cães e gatos, nesta época do ano. “No frio, os animais, assim como os humanos, também apresentam problemas respiratórios, tosses, espirros e problemas de garganta”, explica a veterinária.
Já é fato que o clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe, facilmente transmitida por meio da tosse e do espirro. De acordo com a veterinária, a transmissão de doenças ocorre mais freqüentemente quando há aglomeração de animais, por exemplo, em ruas, parques, praças. “Mas também pode acontecer por descuido do dono que não se importa com o animal e o deixa no quintal sem nenhum tipo de proteção. O animal também sente frio e pode ficar com baixa resistência”, alerta. De acordo com ela, o ideal é providenciar uma casinha para o animal ficar mais protegido do frio.
Outra importante atitude é diminuir a frequência dos banhos e utilizar somente água morna. Ao término dos banhos, o dono deve evitar que o cão pegue friagem. Neste período, a veterinária também aconselha o uso de produtos, que podem ser encontrados em lojas especializadas de animais, normalmente em gel, que servem para higienizar animais de estimação, sem a necessidade de “água e sabão” – é o famoso banho a seco. Para o passeio diário, a veterinária aconselha a levar o animal nos horários mais quentes do dia [11h às 15h].
Evitar tosar a pelagem dos animais e procurar deixar os pêlos compridos é uma das ações a serem tomadas para evitar problemas com o animal neste período. “O dono deve tosar o animal somente se houver necessidade. O pelo é o que protege o animal do frio, é a segunda pele dele, e não deve ser tirado quando ele mais precisa”, explica a especialista. Já os cães de pelagem curta devem usar roupinhas. Desse jeito, o animal poderá se manter quentinho e mais resistente às variações climáticas.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...