Jocelyn Auricchio – AE – Na hora de comprar um PC novo, seja ele desktop ou notebook, o segredo é levar em conta os elementos que compõem um PC equilibrado para não se frustrar . A primeira decisão fica com o processador. Tanto Intel como AMD oferecem excelentes produtos, em diferentes faixas de preço e performance Para garantir uma certa longevidade, escolha um processador com no mínimo dois núcleos, como o Core2Duo ou o Athlon 64 X2.
Os computadores vendidos pelos fabricantes mais conhecidos já contam com uma boa placa-mãe, escolhida a dedo para harmonizar com o processador. Se for comprar um PC montado por um técnico, abra o olho para ver se a placa-mãe é adequada às suas necessidades.
Existem placas-mãe de todo os tipos e preços, até com Wi-Fi integrado, mas a maioria dos usuários fica feliz com suporte à rede e som e vídeo básicos integrados à placa. As placas-mãe de última geração, tanto para CPUs AMD quanto Intel, até conseguem rodar alguns games com certa desenvoltura, além de rodar vídeos em alta definição.
A quantidade de memória RAM é o principal ponto. Recuse computadores com menos de 1 gigabyte (GB). Tanto desktops quanto notebooks precisam de memória RAM para aproveitar todo o benefício dos processadores.
Cuidado com a garantia
Alguns fabricantes, dependendo dos modelos vendidos, permitem que se aumente por conta própria a memória RAM sem afetar a garantia do produto. Outros cobram bastante caro por memória extra, não permitindo que o usuário adicione mais sozinho.
Veja esse detalhe ao comprar. Informe-se com o vendedor ou mande um e-mail para o atendimento do fabricante para saber se a garantia não é anulada quando se instala mais memória.
Notebook
A placa de vídeo é outro ponto crucial, especialmente quando falamos de notebooks. Atualmente não existe no mercado nacional computadores portáteis que permitem a troca de placas de vídeo. Isso significa que você ficará, por toda a vida útil do equipamento, restrito ao desempenho gráfico que ele já tem.
E mais importante: o chip gráfico dos notebooks normalmente recorre à memória RAM do sistema para exibir os gráficos, “seqüestrando” megabytes que podem fazer falta se a máquina não tem uma boa quantidade de memória.
Como bons chips gráficos integrados custam os olhos da cara, para a maioria das pessoas é inviável comprar um notebook com muito poder gráfico. Aposte em uma máquina com bom custo-benefício e capriche na quantidade de memória RAM.
Desktops
Nos computadores de mesa, a história é diferente: os equipamentos aceitam novas placas de vídeo, e instalá-las é facílimo. Vale a mesma recomendação quanto à memória RAM: alguns fabricantes liberam o usuário para trocar ou adicionar uma placa sem afetar a garantia. Certifique-se disso antes de abrir o PC.
Os grandes fabricantes praticamente não oferecem placas de vídeo dedicadas, com ampla capacidade para jogos, por um preço decente É muito mais negócio comprar um PC equilibrado por R$ 1,3 mil – sem placa dedicada e com o chip gráfico integrado à placa-mãe – e investir mais R$ 700 em uma placa de última geração, como Radeon HD 4850 ou GeForce 9600.
O processo de instalação da placa é tranqüilo, mas, se não se sentir seguro, recorra a um técnico de confiança. O HD é o último ponto. Nos desktops, alguns fabricantes permitem que se adicionem um ou mais discos rígidos sem alterar a garantia. Essa é a melhor estratégia, pois instalar um HD extra é um dos procedimentos mais simples para melhorar o PC. Se o HD for padrão SATA, basta conectar dois cabinhos e pronto. Se for padrão IDE, é só tomar cuidado com o lado do cabo (os cabos normalmente não encaixam se invertidos) e conectar o cabo de energia.
Antes de abrir seu PC, verifique se a garantia do equipamento não será invalidada, leia os manuais para não fazer nada errado, descarregue a eletricidade estática de seu corpo tocando em uma grade de metal e, claro, só abra o PC com ele desplugado da tomada.
Justiça proíbe o serviço de táxi rotativo em Itapetininga
O juiz Aparecido César Machado julgou procedentes os pedidos feitos pelo, o promotor Dalmir Radicchi para impedir que os permissionários dos serviços de táxi realizem transporte coletivo de passageiros na...