-Nos próximos meses haverá muitos lançamentos no mercado brasileiro. Para março, estão previstas as estreias da nova geração da picape Ford Ranger e da versão hatch do Chevrolet Cruze. Os dois modelos têm sido flagrados, sem disfarces, na cidade de São Paulo.
As japonesas também terão novidades no próximo mês. Deverá chegar às concessionárias o Honda CR-V reestilizado, que vai manter a mecânica – motor 2.0 de 150 cv e câmbio automático de cinco marchas.
Da Toyota, serão dois lançamentos: a nova geração do sedã grande Camry e a versão S do Corolla. A chegada às lojas deverá ocorrer no fim de março – com vendas a partir do início de abril.
O Camry, que recebeu atualizações visuais, terá preço em torno de R$ 90 mil. Já o Corolla S trará equipamentos estéticos para ficar com jeitão mais esportivo, como as rodas do RAV4.
No segundo trimestre começa a ofensiva da Peugeot. Entre abril e junho desembarcam por aqui o sedã de luxo 508 e a versão conversível do 308.
Os dois modelos trarão motor 1.6 turbo, com 165 cv, e câmbio automático de seis marchas. O preço do 508 ficará em torno de R$ 150 mil e o 308 CC custará cerca de R$ 100 mil.
A marca mostrará 208, que fará no País em 2013, em outubro, no Salão de São Paulo.
Cruze Hatch
deve chegar em Abril
Depois de lançar a versão sedã do Cruze no fim de 2011, a General Motors prepara a chegada da variação hatch, prevista para o primeiro semestre de 2012. O modelo vai substituir o Vectra GT, que parou de ser produzido sem deixar muita saudade no consumidor brasileiro. Na Argentina, porém, o hatch já está à venda, importado da Coreia do Sul. E foi lá que aceleramos a novidade.
Uma das chaves do sucesso mundial do sedã Cruze é o bom nível de equipamentos, a qualidade construtiva, o comportamento satisfatório e o conforto elevado para um modelo de médio porte. Agora, o Chevrolet chega em versão hatchback, 9 cm mais curta que o sedã em comprimento, mas com 4 cm a mais de altura na parte onde vão os passageiros traseiros, devido ao caimento suave do teto.
O desenho é sólido e moderno, digno de representar a General Motors em todo o mundo. As rodas de 17 polegadas da versão LTZ (avaliada) contribuem com o visual arrojado. A generosa distância entre-eixos favorece o espaço, até mesmo no porta-malas, de 413 litros. Um inconveniente é que a borda de carga fica a 72 cm do solo e há um desnível muito grande entre a borda e o assoalho do bagageiro, o que dificulta as operações de carga e descarga.
No interior pode-se apreciar um estilo inovador, com grande variedade de apliques metálicos na versão topo de linha. Os materiais são de boa qualidade em geral, ainda que certas peças plásticas não transmitam tanta solidez quanto o restante do conjunto. A postura frente ao volante é bastante confortável, já que os pedais têm profundidade correta e o volante pode ser regulado em altura e profundidade.