-Luis Carlos Person – Explosão demográfica, hábitos de consumo desmedidos e utilização irracional dos recursos naturais levaram o planeta a uma situação limite, onde equacionar o aquecimento global, a escassez de alimentos e as necessidades energéticas crescentes, tornou-se o grande desafio da humanidade no século XXI.
Com o esgotamento dos recursos naturais e perda de biodiversidade, se faz imperativo a mudança do modelo de produção adotado pelo homem. Um único setor da economia é capaz de enfrentar o problema em suas três frentes de maneira simultânea e sistêmica, e assim, colaborar com sua solução: o agronegócio.
Principal vítima e palco da atividade humana, o meio ambiente encontra na agropecuária um de seus degradadores, mas principalmente, a única chance de sobrevivência e recuperação. O pesquisador Eurípedes Malavolta, definiu a agricultura como “a arte de modificar os ecossistemas, em termos econômicos, sem causar danos irreversíveis”. Itapetininga, bem como toda região sudoeste paulista, representa um “Brasil” dentro do Brasil.
Além de ser a maior produtora de grãos, nossa região contribui com ¼ da produção de suínos e aves do Estado, 50% da produção florestal e aproximadamente 25% da produção nacional de laranja. A região possui cerca de 8% do rebanho bovino paulista, recursos naturais em abundância, incluindo florestas nativas.
Além de possuir diversas instituições de ensino e pesquisa, possibilitando formação de mão-de-obra qualificada e desenvolvimento tecnológico, a proximidade com a maior concentração urbana do hemisfério Sul (responsável por 22% do PIB brasileiro em 2008) cria oportunidade impar para a comercialização de produtos e atração de investimentos.
Apesar de toda essa riqueza, nosso município, bem como todo entorno, tem muito a expandir e contribuir, não só com o desenvolvimento da sociedade local, mas também, com toda nação brasileira.
Cidadãos comuns, políticos e formadores de opinião devem olhar com maior atenção para o agro de nossa região, setor este que apresenta inigualável potencial de desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. Essa atenção materializa-se na sabedoria no momento de votar, formular políticas públicas e decidir por investimentos. Lembrando que sabedoria é o conhecimento temperado com bom senso.
Justiça proíbe o serviço de táxi rotativo em Itapetininga
O juiz Aparecido César Machado julgou procedentes os pedidos feitos pelo, o promotor Dalmir Radicchi para impedir que os permissionários dos serviços de táxi realizem transporte coletivo de passageiros na...