A Câmara de vereadores de Itapetininga aprovou na última segunda-feira, dia 19, a proibição do uso de capacete ou qualquer tipo de peça que dificulte a identificação da pessoa no interior de estabelecimentos comerciais, industriais ou prédios públicos. A Lei, de autoria dos vereadores Heleno de Souza (PMDB), Fuad Isaac (PT) e Mauri de Jesus Morais (PDT), foi aprovada pelo legislativo por unanimidade.
A Lei tem o objetivo de coibir o uso de capacete para a prática de assaltos. Nos últimos anos, diversas cidades registraram o aumento de roubos por motoqueiros que adentravam os estabelecimentos armados e usando capacetes. Em Itapetininga, casas lotéricas e comércios já foram vítimas de assaltos dessa maneira.
Para a comerciante Salete Maria Bueno, a medida é benéfica para o comércio. “Sou totalmente a favor da lei, pois traz mais segurança para o lojista. A gente fica com receio quando atende alguém que não é possível ver o rosto”, diz.
Vera Lúcia Leonetti, que possui um estabelecimento comercial na rua José Bonifácio, também concorda com a medida. “Com o capacete fica difícil o reconhecimento facial das pessoas e nem sempre atendemos pessoas conhecidas. Sou a favor da lei tanto por questão de segurança como por questão de boas maneiras, pois acho uma falta de educação uma pessoa entrar num lugar ou conversar com alguém sem tirar o capacete”, diz.
Mas, não são apenas os lojistas que aprovam a Lei, motociclistas também são a favor. “Também sou contra entrar com o capacete na cabeça, sei que isso traz insegurança para a pessoa. É só entrar segurando o capacete na mão que está tudo bem”, comenta o motociclista Cleber Bonfati Pereira..
Porém, a vendedora Juliana Pereira, que também concorda com a medida, espera que exista fiscalização. “Existe a Lei, agora vamos ver se ela realmente vai funcionar?”, questiona.
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...