Anuncie | Classificados | Contato
Jornal Correio de Itapetininga
Assine agora
Tenha acesso a todo
conteúdo do jornal!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Edições
  • Cidade
  • Região
  • Economia
  • Polícia
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Comportamento
  • Oportunidades
  • Colunas
    • Alberto Isaac
    • Benedito Madaleno Mendes
    • Fábio Campos
    • Hermelio Moraes
    • Ivan Barsanti Silveira
    • Moyses Moreira Lopes
    • Pedro Novaes
Jornal Correio de Itapetininga
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
 

Mariangela Hungria da Cunha assume cadeira na Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Apesar de não ter nascido em Itapetininga, Mariangela, tem carinho especial pela cidade.

Mariangela Hungria da Cunha assume cadeira na Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Apesar de não ter nascido em Itapetininga, Mariangela, tem carinho especial pela cidade. Foto - Arquivo Pessoal

Compartilhar no WhatsappCompartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
AvisosporCarla Monteiro
25/06/2021 00:50

A agrônoma Mariangela Hungria da Cunha assumiu nesta semana uma cadeira na Academia Brasileira de Ciência Agronômica. A pesquisadora é referência e um dos principais nomes no Brasil e no Mundo em Biotecnologia do Solo.

Em entrevista do Jornal Correio, a filha de Leda de Assumpção Hungria, neta de Edina de Assumpção Hungria e Accacio Soares Hungria e mãe de Ana Carolina Hungria Lima e Marcela Hungria Lima, falou sobre as paixões que movem a sua vida e carreira: a família, a ciência e o amor por Itapetininga.

Apesar de não ter nascido em Itapetininga, Mariangela, tem carinho especial pela cidade. Ela conta que a mãe viajou para São Paulo pouco antes do seu nascimento que aconteceu em uma maternidade na capital. A primeira infância ela passou em terras itapetininganas e chegou a estudar no colégio Imaculada Conceição.

“A escola era bem puxada, mas eu adorava. Mas tem uma coisa que nunca esqueci. Nós ganhávamos medalhas, uma pelas notas do colégio, outra pela educação religiosa e uma que nunca consegui conquistar foi a de comportamento”, relembra.

Foto – Arquivo Pessoal



Breve currículo
Engenheira agrônoma (Esalq-USP), mestre em Solos e Nutrição de Plantas (Esalq), doutora em Ciência do Solo (UFRRJ), com pós-doutorado nos EUA e na Espanha. Pesquisadora da Embrapa desde 1982, na Embrapa Soja em Londrina-PR desde 1991. Atua na área de microbiologia do solo, com fixação biológica do nitrogênio e outras bactérias promotoras de crescimento de plantas. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, tem mais de 700 diferentes tipos de publicação, orientou mais de 100 alunos de pós-graduação e já lançou mais de 30 tecnologias e produtos relacionados ao uso de microrganismos na agricultura.

A pesquisadora foi representante da área ambiental e do solo da Sociedade Brasileira de Microbiologia por 20 anos, foi a primeira presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e atuou como vice-presidente e presidente da RELARE (Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola), que reúne representantes da pesquisa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do setor privado. Também faz parte do comitê coordenador do projeto N2Africa, financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates para projetos de fixação biológica do nitrogênio na África, além de projetos com praticamente todos os países da América do Sul e Caribe, além de países da Europa, Austrália, EUA e Canadá. 

A engenheira também conta que sempre foi diferente das meninas da idade dela. “Enquanto elas queriam brincar de coisas mais tradicionais eu brincava de estudar. Minha avó, Edina de Assumpção Hungria, principal incentivadora da minha carreira cientifica, era professora no curso na Escola de Farmácia de Itapetininga e me presentou com o livro ‘caçadores de micróbios’ foi ali que tudo começou”.

Depois de formada, já com as especializações surgiu o convite para trabalhar na Embrapa e o local que ela escolheu, Londrina no Paraná, onde mora desde então, foi estratégico por ser, entre as opções, o mais próximo de Itapetininga. “Eu sabia que de Londrina para Itapetininga seria uma rota simples e rápida, perto das outras que eu tinha, não pensei duas vezes. Eu amo essa cidade e tenho um carinho muito grande por ela. Tanto que uma das plantas da casa da minha avó eu trouxe para Londrina e replantei aqui”.

Preconceito?
Os avós de Mariângela sempre moraram em Itapetininga. Mas, a sua mãe Leda de Assumpção, que também era professora, resolveu mudar com a família para São Paulo. “Consegui bolsa para estudar em um dos melhores colégios de São Paulo. Praticamente todos os alunos se formavam e iam cursar medicina. Eu virei a curva e decidi cursar engenharia agronômica, na época minha mãe foi chamada na escola. E mais uma vez minha avó foi minha principal apoiadora”.

No curso, dominado por homens, Mariangela se destacou desde o início e teve que lutar contra o preconceito de um ambiente quase 100% ocupado por homens e os desafios não pararam por aí. “Eu engravidei e a pressão sobre mim foi dobrada. Mesmo assim consegui me formar, não desisti e fui a melhor da turma”.

Pesquisa e prêmios
A engenheira se apaixonou pela pesquisa científica e o amor pelos estudos que ela carregava desde a infância a levou a ser hoje uma das principais referências do país na área de microbiologia. Mariangela Hungria da Cunha é mestre em Solos e Nutrição de Plantas (Esalq), doutra em Ciência do Solo (UFRRJ), com pós-doutorado nos EUA e na Espanha. Pesquisadora da Embrapa desde 1982, na Embrapa Sola em Londrina-PR desde 1991.

Uma das pesquisadoras brasileiras mais produtivas do país na área de Biotecnologia do Solo, ela é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2008, e acumula uma série de premiações de grande relevância nacional e internacional ao longo de sua carreira, entre elas, o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República pela contribuição nas Ciências Agrárias.

Em dezembro de 2020 ao lado do cientista chinês Li Jiagyang, é vencedora do prêmio científico TWAS-Lenovo, criado em 2013 pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences- TWAS) e a Lenovo, empresa chinesa líder mundial em tecnologia. Entre indicações de mais de 150 países, Mariangela ganhou o prêmio por suas pesquisas em fixação biológica do nitrogênio, tecnologia que aumenta a produtividade da soja tropical sem o uso de fertilizantes químicos. O Prêmio homenageia os estudos da pesquisadora brasileira voltados para o desenvolvimento de inoculantes à base de bactérias que substituem os fertilizantes nitrogenados e possibilitam uma agricultura mais sustentável.

Reconhecimento
Em novembro de 2020, Mariangela Hungria foi classificada entre os 100 mil cientistas mais influentes no mundo, de acordo com estudo da Universidade de Stanford (EUA). O estudo, entitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, foi realizado a partir de um banco de dados mundial com sete milhões de cientistas e publicado no prestigioso periódico PLOS Biology. No estudo foram usadas as citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: 1) o impacto do pesquisador ao longo da carreira e; 2) o impacto do pesquisador em 2019.

 

Últimas

Grupo Centauri transmitiu eclipse total da Lua
16/05/2022 16:04

Grupo Centauri transmitiu eclipse total da Lua

Entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira espectadores do Brasil inteiro acompanharam o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022, e é claro que o...

Postos de saúde começam a aplicar vacina contra a Covid-19
16/05/2022 15:27

Postos de saúde começam a aplicar vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra a Covid-19 foi expandida para todos os postos de saúde do município.A medida...

Fiscalização flagra irregularidades em bombas de combustíveis na cidade
13/05/2022 00:59

Fiscalização flagra irregularidades em bombas de combustíveis na cidade

Quatro postos de combustíveis em Itapetininga foram fiscalizados na última semana pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), desses quatro postos, foram encontradas irregularidades em...

CASI vai conceder mais da metade de sua área para atacadista
13/05/2022 00:55

CASI tem bens bloqueados na justiça

A juíza Vilma Tomaz Lourenco Ferreira Zanini da 4ª Vara Cível de Itapetininga determinou o bloqueio dos bens do Clube Atlético Sorocabana de Itapetininga (CASI). A ação é movida pelo...

Temperaturas despencam nos próximos dias
13/05/2022 00:53

Temperaturas despencam nos próximos dias

Uma forte onda de frio vai provocar queda acentuada de temperatura na próxima semana. Em Itapetininga a previsão é que os termômetros cheguem a marcar 1° com alta chance de...

Nova repescagem da vacinação contra a Covid e gripe será neste sábado
13/05/2022 00:51

Nova repescagem da vacinação contra a Covid e gripe será neste sábado

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Centro, Rechã e N. Itapetininga têm maior número de casos
13/05/2022 00:51

Cidade volta a registrar aumento de casos de Covid

Itapetininga voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19. Em sete dias, foram confirmados 160 novos casos. Graças a vacinação, tem sido baixa a evolução desses casos para quadros mais...

IFSP abre inscrições para cursos gratuitos de extensão
13/05/2022 00:50

IFSP oferece 120 vagas para cursos técnicos gratuitos em Itapetininga

Já estão abertas as inscrições para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio do IFSP, que oferta em Itapetininga 120 vagas, sendo no total 1.970 vagas em 26 câmpus.O...

Inscrições para o Enem 2022 já estão abertas
13/05/2022 00:49

Inscrições para o Enem 2022 já estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começam esta semana e podem ser realizadas até o dia 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados em...

Municipal de Futebol terá oito partidas neste domingo
13/05/2022 00:48

Municipal de Futebol terá oito partidas neste domingo

Com oito partidas neste domingo, dia 15, o Campeonato Municipal de Futebol Adulto, o conhecido Varzeano, terá sequência em Itapetininga.Os jogos serão disputados pela manhã e tarde envolvendo times da...

carregar mais
 

mais lidas

Fiscalização flagra irregularidades em bombas de combustíveis na cidade

Expoagro anuncia programação de 16 a 24 de abril de 2022

Justiça acata denúncia do MP contra homem que confessou ter matado Susana

Coca-Cola divulga calendário da Caravana de Natal, em Itapetininga será no dia 15

Corpo de mulher desaparecida é encontrado

 

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

ASSINE AGORA
 

Sobre o Jornal

  • Conheça nossa história
  • Fale Conosco
  • Onde Estamos
  • Política de privacidade

Para seu negócio

  • Anuncie no Jornal Impresso
  • Anuncie no Portal

Outros Canais

  • Colunas
  • Mapa do site

Editoriais

  • Cidade
  • Comportamento
  • Cultura
  • Economia
  • Especial
  • Esportes
  • Oportunidades
  • Polícia
  • Região
  • Saúde

Audiência do Portal

Páginas vistas
14.676
out.2021 Total de páginas visualizadas no site do Jornal em maio de 2021, segundo o Google Analytics.
Visitantes únicos
7.911
out.2021 Total de visitantes diferentes do site do Jornal em maio de 2021, segundo o Google Analytics.

Acompanhe nas Mídias Sociais

© 2022 Correio de Itapetininga. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Correio de Itapetininga.

Criação de Sites
  • Notas de Falecimento
  • Edições
  • Últimas Notícias
  • Colunas
  • Cidade
  • Região
  • Economia
  • Polícia
  • Saúde
  • Esportes
    • Vôlei
  • Cultura
  • Comportamento
  • Oportunidades
Assine Agora
  • Fale Conosco
  • Anuncie
  • Classificados
  • Sobre o Jornal
    • História
    • Onde Estamos
    • Política de privacidade
SIGA O CORREIO DE ITAPETININGA