-Seis de cada 10 estudantes têm conhecimento abaixo do básico em matemática ao completarem o 3º ano do Ensino Médio (antigo colegial) em São Paulo, Estado mais rico do país. É o pior desempenho se comparado com os alunos do 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) e também em relação as provas de português. A constatação foi feita pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp) que aponta que 58% dos estudantes paulistas da rede pública de ensino tem conhecimento insuficiente na disciplina.
Os dados foram divulgados na semana passada pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB). As notas por escola de Itapetininga ainda não foram reveladas. Numa escala de zero a 500, a média da prova de matemática foi de 269,7 pontos, no Saresp de 2011 – na prova de 2010, alcançou 269,2 pontos. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, 322.078 estudantes do ensino médio fizeram o exame.
Ainda no Ensino Médio, o Saresp constatou que apenas 0,3% tinha conhecimento considerado avançado em matemática, ou seja, sabiam mais que o esperado. Só 4,2% tinham conhecimento adequado.
Para 37,1% dos estudantes, o Saresp aponta como básico. Mas a grande maioria, 58,4% dos estudantes, foi avaliada como abaixo do básico, portanto, conhecimento insuficiente. O grupo que ficou na lanterninha do exame obteve nota inferior a 275 pontos.
Isso indica que a maioria dos formados do ensino médio – que estão na faixa etária entre 17 e 18 anos – não tem o domínio de conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a disciplina A proporção de estudantes com dificuldade em matemática aumentou em relação a 2010, quando somou 57,7%. Na prática, estes estudantes não sabem fazer uma conta de matemática como juros ou equação de 2º grau.
Para o especialista da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse, os alunos 3º ano do ensino médio não acrescentaram novos conhecimentos após entrar no ensino médio. “Eles têm um desempenho médio esperado para estudantes do 9º ano”, avalia. A comparação é possível, de acordo com ele, porque a escala de pontos é a mesma para todos os anos, informou para o jornal Folha de São Paulo. O governo discorda, pois para cada série a prova cobra habilidades cognitivas diferentes.
Português
As notas de português entre os alunos do 3º ano do ensino médio também não registraram melhorias. Segundo o Saresp, 37,5% possuem rendimento abaixo do básico, ou seja, insuficientes. O exame apontou que 38,4% tem rendimento básico. O adequado foi registrado no universo de 23,4% dos alunos.
Um grupo de 0,7% dos estudantes é considerado avançado na rede pública de ensino estadual. A nota média de 265,7 pontos, que foi a mesma registrada na prova de 2010, indica que os estudantes não foram bem.
O secretário adjunto de Educação, João Cardoso Palma Filho, justificou que o fraco desempenho do ensino médio pode ser atribuído à falta de interesse dos estudantes em permanecer no banco escolar, mas que as futuras gerações terão notas melhores. No entanto, especialistas discordam. No conjunto, “o desempenho dos estudantes foi praticamente o mesmo desde 2007. A política educacional não avançou”, afirma o especialista da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse. (O. C. F.)