Redação – A nova geração do Ford Focus deve chegar no final de setembro ao Brasil. Com nova roupagem, o modelo será fabricado com o mesmo visual que o da versão européia, o que vem criando certa expectativa no mercado. A Ford Argentina, que produz o modelo na América do Sul, começou a fabricá-lo nesta última segunda-feira, dia 11 de agosto. O lançamento do novo Focus no país vizinho, que é considerado como o mais importante de sua indústria, contou até com a presença da presidente Cristina Kirchner.
Contudo, o modelo que entrou na linha de produção apenas nessa semana já foi flagrado em estradas brasileiras. Um vídeo amador postado no You Tube mostra o novo carro da Ford rodando numa rodovia do interior de São Paulo, provavelmente na cidade vizinha Tatuí, onde está localizada a pista de testes da Ford.
A versão 2009 chega em terras canárias com o mesmo design e estrutura do modelo europeu, as diferenças ficam por conta do motor e dos detalhes no acabamento interno. O Focus, que virá com motor 2.0 16V Duratec biocombustível de 150 cv e câmbio manual ou automático seqüencial, deve desembarcar primeiro na versão sedã, a qual deverá ser comercializada acima de R$ 60 mil. A atual versão com motor 2.0 16V de 147 cavalos de potência é oferecida somente a gasolina e vendida a R$ 50.795.
Segundo Victor Belini, gerente de vendas de uma concessionária de Itapetininga, a Ford ainda não passou informações para as concessionárias da marca. “Mas acredito que o novo Focus deva chegar entre o final de setembro e começo de outubro”, diz.
O motivo para lançar no Brasil a versão sedã primeiro, já que na Argentina o modelo hatch é quem sairá na frente no mercado, é porque a montadora aposta todas suas fichas no novo modelo para brigar diretamente com a dupla japonesa de carros Honda Civic e Toyota Corolla, que concentram a liderança no segmento.
O novo Ford Focus foi lançando no mercado europeu em setembro do ano passado no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Na Europa, o modelo é comercializado na nas versões hatch de 3 e 5 portas, sedan, station wagon, além de uma versão coupé-cabriolet. No salão do automóvel de São Paulo, que acontecerá em outubro, o carro será um dos grandes destaques da Ford.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...