No mês em que se comemora a cultura popular e também o Folclore Brasileiro, a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo de Teatro Arcoiris homenageou o poeta itapetiningano Abílio Victor, mais conhecido como Nhô Bentico.
Nesta semana foi apresentado o espetáculo “Os Sonhos do Poeta”, que conta a história do renomado poeta sertanejo Abílio Víctor, o popular “Nhô Bentico”. O evento aconteceu no Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque, localizado na rua Campos Sales, no Centro da cidade.
O poeta Nhô Bentico nasceu em Itapetininga em agosto de 1899. Ele foi carpinteiro, tipógrafo, trabalhou em jornais da cidade, foi gerente de cinema e e radialista, onde onde se consagrou popularmente, e notabilizou-se como um dos maiores poetas sertanejos, a nível regional e nacional.
Compôs vários poemas ainda hoje muito conhecidos, e reunidos em dois livros: “Folhas do Mato” e “Favas de Ingá”. Abílio Victor faleceu em Outubro de 1952.
Homenagem
Segundo o grupo de teatro, ao criar o espetáculo procurou-se recriar no palco, um pouco desse mundo mágico e maravilhoso que “Nhô Bêntico” pintou nas suas poesias e juntamente com ele dizer: “Ai que sodade que eu tenho do tempinho que passô.”
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...