-Orestes Carossi Filho – O prefeito Roberto Ramalho (PMDB) entregou, na quarta-feira, dia 8, a Emef Alfredo Maia até 5ª série (atual 6º ano). A unidade marca a entrada da rede pública local na segunda fase do ensino fundamental. Até então, as escolas municipais se limitavam da creche até a 4ª série (atual 5º ano). Depois os estudantes tinham duas escolhas: ou ocupava o banco escolar da desgastada escola estadual ou caminhava para escola particular.
“É o que os pais pediram”, contava em discurso o prefeito Ramalho para uma plateia formada por estudantes, professores, juízes, promotores, vereadores. A nova unidade foi batizada de EMEF Profº Adalberto Christo das Dores. Durante o discurso, Ramalho que no início de seu gestão a cidade possuía dois cursos profissionalizantes. “Hoje, são mais de 60”, numa referência aos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Fatec e Instituto Federal de Tecnologia (IFSP) instalados durante seu governo. “Tem prefeito que escolhe o caminho fácil que é pavimentar ruas.” Os investimentos na educação não são tão visíveis, argumentava Ramalho. Depois voltou a afirmar que é justamente a aplicação de recursos na área que propiciou o aumento de número de contratações durante o ano passado. “A construção de creches permite que a mulher possa sair para trabalhar”, reforçou.
“Criamos seis vezes mais vagas que Tatuí”, comparou Ramalho com a cidade vizinha. “Por que isso acontece?”, perguntou o prefeito para ele mesmo responder: “Devido ao investimento que é feito na área da Educação. Construímos creche e escola infantil e a mulher pode trabalhar no setor de confecção. Isso tem propiciado que a mulher entre no mercado de trabalho”.
A inauguração faz parte de uma bateria de 13 inaugurações que envolvem seis escolas, um ginásio esportivo, dois centros de educação complementar e quatro campos de futebol. É a primeira vez que o governo realiza este mutirão de inaugurações na segunda gestão de Ramalho. No entanto, o prefeito descartou que as inaugurações tenham apelo eleitoral. É justamente, segundo Ramalho, para evitar que fossem feitas inaugurações próximas das eleições.
Espaço
A Escola Alfredo Maia é considerada modelo pela gestão municipal. Na primeira fase conta com 11 salas de aula, sala de informática, refeitório, pátio com 2,4 mil m². Na segunda etapa, a escola irá ganhar auditório, quadra poliesportiva e piscina disposta em uma área de 15,4 mil m². Serão beneficiados 688 alunos. O investimento alcançará R$ 3 milhões, afirma a secretária Suzana Albuquerque.