O mamão é o fruto do mamoeiro, uma planta originária da América do Sul e cultivada em praticamente todos os continentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o líder mundial de produção da fruta, sendo os estados da Bahia e do Espírito Santo os principais produtores.
Antes de começar o semeio, verifique as informações sobre a demanda do mercado para definir a cultivar, o tamanho da área de produção, a localização do plantio, a disponibilidade de água para irrigação, a condição do solo e os tratos culturais. Então, realize a análise química do solo para saber a necessidade de correção da acidez pela calagem. O semeio pode ser feito em tubetes, sacos plásticos ou em copos descartáveis, colocando duas sementes por recipiente.
Com cerca de 45 a 60 dias, as mudas de mamão atingem de 20 a 25 centímetros, tamanho que já podem ser transplantadas ao campo com espaçamentos de 3 x 2 metros (equivalente a 1.666 plantas por hectare) ou 3,6 x 1,80 metro (1.543 plantas por hectare), para fileiras simples, e de 3,60 x 1,80 x 1,80 metro (2.057 plantas por hectare) para fileiras duplas.
Em covas adubadas com 10 litros de adubo orgânico cada e dimensões de 0,4 x 0,4 x 0,4 metro, plante três mudas com distância de 20 centímetros entre si. Duas delas devem ser eliminadas após 60 a 90 dias, quando surgirem os primeiros sinais do florescimento, sendo importante que a planta preservada conte com flores hermafroditas, o que vai garantir a produção de frutos alongados e piriformes com maior valor comercial.
Para as adubações de cobertura, o indicado é usar anualmente de 180 a 280 quilos por hectare de N; de 20 a 80 quilos por hectare de P2O5; e de 60 a 320 quilos por hectare de K2O.
No caso de controlar ataque de pragas e doenças, o melhor é solicitar orientações de um engenheiro agrônomo local ou de um órgão de assistência da região. A produção se inicia entre oito e 10 meses após o plantio em campo, enquanto a colheita depende do destino da comercialização dos mamões. Se for em centros próximos da área de produção, os frutos podem ser colhidos ao apresentarem faixa com 50% de coloração amarela.
Para distribuição mais distante ou exportação, colha de vez – quando a casca passa da cor verde escura para verde clara; a polpa começa a apresentar uma coloração rósea; e as sementes amadurecerem, tornando-se negras.