Em Itapetininga, mais de 50% da população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe ainda não recebeu o imunizante, de acordo com dados da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde. No município, apenas 18.368 pessoas se vacinaram contra a doença, de uma população-alvo composta por 37.633 pessoas, representando a cobertura vacinal de 48,94%, menos da metade.
O Ministério da Saúde esclareceu que o cálculo da cobertura vacinal considera exclusivamente as doses administradas nos grupos prioritários da campanha, como gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas em terras indígenas.
Assim, pessoas fora desses grupos, mesmo vacinadas, não impactam o percentual oficial de cobertura. Isso porque, no total foram aplicadas 39.451 doses, número que inclui pessoas fora da população-alvo.
O Ministério da Saúde reforça a importância de ampliar a vacinação entre os grupos prioritários, com o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos associados ao vírus influenza. A campanha segue aberta, enquanto houver doses disponíveis, para todas as pessoas acima de seis meses de idade, conforme a necessidade e disponibilidade em cada região
Entre os grupos prioritários, os idosos apresentaram a maior adesão, com mais de 13 mil doses aplicadas. No entanto, o número ainda está distante da meta de 25 mil.
As crianças, segundo grupo prioritário, também estão abaixo da cobertura ideal. Com uma população-alvo de quase 10 mil, apenas 4,9 mil receberam a vacina. Já entre as pessoas com comorbidades, que somam cerca de 7 mil, somente 1,6 mil foram imunizadas.
No município, as doses do imunizante estão disponíveis nas unidades básicas de saúde para todas as pessoas acima dos seis meses.
A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.
Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que realiza campanhas institucionais, não somente com relação à imunização contra a gripe, mas sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado, veiculadas nos meios de comunicação e no site oficial da Prefeitura.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de saúde.