A Apeoesp, sindicato dos professores do estado de São Paulo, reclama da falta de atendimento para exames médicos pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) em Itapetininga. Segundo Sandra Cordeiro, tesoureira e conselheira da Apeoesp, o único laboratório da cidade que atende o Iamspe, a Intelimed, está sem contrato para realização de exames devido a uma mudança societária e exigências contratuais que impediram a renovação.
De acordo com Cordeiro, a situação afeta aproximadamente 12 mil pessoas na região que dependem do Iamspe para cuidados médicos, e que muitos não têm condições financeiras para arcar com exames particulares ou se deslocar para outras cidades.
“A situação aqui está lastimável para os dependentes desse convênio médico”, afirma Sandra, ressaltando que o valor do convênio é descontado diretamente do salário dos servidores. “Nós pagamos por uma coisa que não estamos tendo retorno.”
“A Intelimed teve uma mudança de sócios, e o novo sócio exigiu que o nome dele constasse no contrato. Acontece que passou o prazo de renovação de contrato com o Iamspe, e ficou sem renovação. Por isso, o laboratório está atendendo somente consultas; exames não estão sendo atendidos pelo Iamspe”, relata Cordeiro.
Como resultado, segundo a conselheira, quem precisa de exames tem que pagar pelos serviços ou buscar atendimento em cidades vizinhas, como Sorocaba.
Em busca de uma solução, a Apeoesp mobilizou sindicatos do município para formar uma Comissão Consultiva Mista (CCM), com objetivo de negociar diretamente com o Iamspe em São Paulo. De acordo com Sandra, apenas uma comissão oficialmente reconhecida pode representar os usuários nas negociações.
“Nós conseguimos nove sindicatos da cidade, e, no dia 9 de novembro, haverá uma reunião onde os usuários vão poder eleger a diretoria dessa CCM, com presidente, vice-presidente e secretário”, explica Sandra.
A reunião será realizada na subsede da Apeoesp em Itapetininga, na Rua Dom Stanislau, nº 745, Vila Aparecida. O objetivo é definir representantes que possam propor soluções para a falta de atendimento, como a renovação do contrato com a Intelimed ou a inclusão de novas clínicas conveniadas na cidade.
Em nota, o Iamspe diz que a empresa Intelimed, que atua na região, mudou de CNPJ, “causando a desvinculação dela da lista de credenciados ao Iamspe”. No entanto, o órgão esclarece que haverá abertura de edital no início do primeiro semestre de 2025 para contratação de novos serviços médicos na cidade.
O Iasmpe ainda aponta que os usuários podem realizar exames laboratoriais na clínica Quality Diagnósticos Laboratoriais em Itapetininga e na cidade de Sorocaba. A lista completa está no site do Iamspe: www.iamspe.sp.gov.br