Uma série de fotos e um vídeo que circulam nas redes sociais repercutiram nos últimos dias ao expor a situação precária do Posto de Atenção à Saúde (PAS) Dr. Floriano Peixoto Villaça, localizado no bairro do Retiro, em Itapetininga. Os registros chamaram a atenção de moradores e geraram uma série de comentários e críticas sobre as condições do local. A postagem e os registros foram feitos pela vereadora Marina Nalesso (PL), que esteve na unidade. No vídeo, a parlamentar aponta problemas como rachaduras, infiltrações, infestação de cupins, forro cedendo, entre outros.
No vídeo, a vereadora afirma que o ambiente não oferece condições adequadas de segurança para pacientes e profissionais de saúde. Segundo ela, o atendimento odontológico no local ocorre uma vez por semana e atende, em média, cerca de 12 pacientes.
Assista a um trecho do vídeo logo abaixo:
Além do vídeo, as fotos registradas no local mostram detalhes da unidade. As imagens revelam janela com vidros danificados e improvisos com fitas adesivas, paredes com pintura descascada e sinais de umidade e infiltração como manchas escuras próximas ao teto, nas paredes e nos cantos das salas. Outras fotos mostram cadeiras utilizadas no atendimento com estofamento rasgado, além de pontos onde o forro aparenta desgaste.
Confira as imagens:
A vereadora também menciona a existência de licenças da Vigilância Sanitária com validade até fevereiro e julho de 2025.
A publicação gerou repercussão nas redes sociais com comentários e reclamações. Um dos internautas afirma que também há presença de sujeira no local. “Sem contar as fezes dos passarinhos por todos os lados, inclusive no chão, ninho caído, uma tremenda sujeira, abandono total”, diz um dos comentários.
Outro internauta comenta: “Nossa que nojento isso pra um posto de saúde, parece piada a pessoa vai no postinho em busca de saúde passa no médico e de repente pode sair daí com bactéria de mofo, um perigo. Cadê a secretária da saúde?”
Há ainda críticas relacionadas à higiene do espaço. “Isso é muito vergonhoso, quanta falta de higiene, bem que os funcionários podiam fazer uma boa faxina também.” Há ainda relatos de moradores de outros bairros. Um internauta escreveu: “O posto de saúde do bairro dos Claros está na mesma situação, abandonado também.”
Procurada, a Prefeitura de Itapetininga informou que o imóvel onde está instalada a unidade é alugado e que uma análise preliminar das equipes da Vigilância Sanitária e do setor de engenharia apontou que a complexidade dos reparos necessários torna uma reforma financeiramente inviável, por se tratar de um prédio antigo e alugado.
Segundo a Prefeitura já foi incluído e aprovado no Orçamento de 2025, para execução em 2026, o início da construção de um novo posto de atendimento no bairro do Retiro.
A nota não esclarece a situação das licenças da Vigilância Sanitária mencionadas no vídeo da vereadora.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cidade.
















