Nessa época fria do ano, é comum as pessoas não se preocuparem com a qualidade da alimentação. Elas preferem alimentos que as aquecem, ou seja, refeições mais calóricas aquelas repletas de proteínas, carboidratos e gordura. Isso porque o apetite aumenta e o desafio de manter a saúde em dia se torna mais difícil.
Mas não é por acaso que isso acontece. Essa sensação de fome que o frio causa é natural. Isso porque, segundo a nutricionista Ana Paula Rios, durante o inverno, o corpo precisa se manter aquecido, então, quando comemos alimentos frios ou menos calóricos, sentimos a sensação de fome constante e comemos mais. Além disso, ingerimos menos água, fator que também aumenta e muito a sensação de fadiga.
Não só fome, mas também sentir cansaço é comum durante o inverno, pois esta sensação pode ser causada pelo excesso de carboidratos que tende a acontecer em dias mais frios.
Mas do que nunca, monitorar a qualidade da saúde é indispensável, pois o consumo excessivo de alimentos calóricos pode não só provocar um aumento na balança, como também trazer problemas à saúde. Rios diz que o equilíbrio alimentar é importante e dá dicas de como controlar o apetite e evitar o ganho de peso durante o inverno.
“Uma dica é consumir vegetais e folhas refogadas ou cozidas, ao invés de consumi-las cruas. Além da água, tomar de chás ajuda no metabolismo e na hidratação”, aconselha a especialista.
Para a nutricionista, um ‘prato’ saudável é aquele que é composto por vegetais, proteínas magras, carboidrato na quantidade ideal para cada indivíduo. “Para os dias frios, sopas e caldo são ótimas opções”, indica.
Rios explica que a água, que é considerada o alimento mais importante que precisamos, pode ajudar no controle do peso e da fome pois fornece a renovação celular, sendo um excelente gerenciador de peso. Segundo ela, grande parte da população que está acima do peso, são pessoas que bebem pouca água.
As baixas temperaturas favorecem o aumento de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias. Beber água também o sistema imunológico contra essas doenças. Outra opção são as frutas cítricas. “Quando o assunto é barreira imunológica, elas sempre são bem-vindas, consumi-las in natura, ao invés de seu suco, fornece maior quantidade de fibras e aumenta a saciedade. Por outro lado, as dietas restritas, fazem com que a imunidade baixe drasticamente. Por isso, cuidado!”, alerta nutricionista.
A especialista ainda brinca de forma séria com as estações do ano e o que se deve ou não comer. “Não podemos esquecer que o preparo para o verão, começa justamente no inverno”, diz.
Curso de Artesanato com Folhas e Galhos, Cascas e Grãos de Café tem inscrições abertas
Interessados em participar do Curso de Artesanato com Folhas e Galhos, Cascas e Grãos de Café com Técnicas Decorativas podem fazer a inscrição pelo link abaixo:https://forms.gle/VVPAxqmcKgCWD2HK7Após fazer a pré-inscrição pelo...