A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Itapetininga, alerta os professores e auxiliares de educação para que tomem a vacina contra a coqueluche. A vacinação para os professores e auxiliares de educação está sendo realizada para os profissionais que trabalham com crianças de até 4 anos. Funcionários da rede municipal e particular são o público-alvo desta ação.
Nas UBSs da área urbana o atendimento é das 8h às 17h. Nas PSF e PAS (área rural), a vacinação será no horário de funcionamento da unidade. Nos PAs do Jardim Mesquita e da vila Rio Branco, das 18h às 22h.
A doença tende a ser transmitida mais facilmente em clima ameno e frio, como no inverno, devido ao fato das pessoas permanecerem a maior parte do tempo em ambientes fechados.
A contaminação se dá pelo contato com pessoas infectadas ou por gotículas expiradas ao tossir, falar ou espirrar. Os sintomas podem durar entre 6 a 10 semanas, ou mais dependendo do quadro clínico de cada caso.
Os principais sintomas são crises de tosse seca, febre baixa, coriza nasal e mal-estar. A doença pode levar crianças ao quadro de insuficiência respiratória e até mesmo ir a óbito.
Durante o mês de julho, esses profissionais estão em férias escolares e podem aproveitar a oportunidade para se imunizarem. É importante levar um documento de identidade e um registro que comprove seu vínculo empregatício.