Olhos cheio de cores

Caetano Veloso descreveu perfeitamente de forma poética ilustrativa em sua histórica e antológica canção “Alegria Alegria” de 1967 música que junto com Domingo no Parque de Gilberto Gil também em. 67, foi divisora de águas da MPB ( Música Popular Brasileira), o sentimento que ele tinha quando parava em uma banca de jornais do centro de São Paulo para apreciar e ler as notícias, diz na letra: “ Eu vou por entre fotos e nomes os peitos cheio de amores vão…Eu vou, porque não…

Na década de 60 existiam revistas e tabloides excepcionais de qualidade com aprofundamento cultural, comportamental e político de altíssimo nível como: Realidade, Manchete”, Fotos e Fatos, Intervalo, O Cruzeiro, Sétimo Céu, Querida e claro o revolucionário e lendário Pasquim, totalmente inovador e sagaz com suas capas e críticas muito bem humorada dos governos militares, com o devido devido deboche que eles mereciam.
Nosso país sempre teve uma tradição muito forte em relação as revistas e magazines, até o advento da internet e que nos dias atuais infelizmente estão cada vez mais se extinguindo.

No Brasil todo e claro não diferente aqui em Itapê as bancas tiveram que se reinventar, passaram a vender acessórios dos mais variados desde brinquedos a capinhas e carregadores para celulares, refrigerantes, águas e os mais diversos títulos de capitalização.

Me lembro de bancas famosas e tradicionais aqui na nossa cidade, como a Roda Viva do saudoso Toninho, que era no começo da Campos Salles e depois se instalou na praça Peixoto Gomide onde ficou anos , no mesmo local onde ainda há banca, na praça do Fórum.

Quando ainda moleques comprávamos figurinhas para álbuns,( jogávamos bafo com elas) gibis, almanaques e na adolescência com muita lábia com os vendedores conseguíamos comprar as extintas e também saudosas “Playboy”, Ah, aquelas capas, aquelas fotos! com as famosas atrizes, cantoras e modelo , era nosso primeiro contato, as descobertas do “mundo sensual”. se esgotavam rapidamente, musas como Luma de Oliveira, Claudia Raia, Monique Evans, Bruna Lombardi, Cristiane de Oliveira até mesmo a Xuxa entre inúmeras outras nos enchia de alegria e prazer. E muitos com a desculpa que compravam porque tinha boas matérias. Ah tá! Kkkk

Revistas especializadas como a Bizz de música, a Placar de futebol, Quatro Rodas de carro, a Set de cinema e a Capricho que era praticamente “obrigatória” todas as adolescentes comprarem.
Revistas humorísticas completamente de vanguarda como a Mad, Chiclete com Banana, e o Planeta Diário da trupe do Casseta e Planeta eram espetaculares.

As revistas e mesmo os jornais de circulação nacional estão a cada dia, pouco a pouco se extinguindo, não sabemos no que isso vai dar.

Quase não se vê mais em consultórios de médicos e dentistas e salões de beleza, nem” mesmo o fantástico munido” da Caras . Agora somente placas com os dizeres: “Temos Wi-Fi “. E todos aguardando a sua vez hipnotizador nos seus iPhones e androids da vida.

Todas que descrevi e as também as atuais revistas, jornais e tabloides você consegue encontrar na palma da sua mão e dedos através dos smartphones, sem precisar ir se deslocar a uma banca.

Os olhos continuam cheio de cores, até em demasiado excesso! Mas, muito mais opacas confusas e sem a mesma profundidade e sem o mesmo brilho das impressas
Até a próxima!

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.