Redação – O ano de 2008 vem sendo considerado como um dos melhores da indústria automobilística nacional. Nunca circulou pelas ruas e estradas brasileiras tantos carros 0 km e nunca foram anunciados tantos lançamentos em um único ano.
Ford, Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Honda, Toyota, Peugeot, Citroën, todas as principais marcas do setor de automóveis brasileiros trouxeram novidades. Algumas superaram as expectativas e outras, nem tanto. Mas, em meio ao olho do furacão da crise financeira mundial, o Brasil, mesmo assim, conquistou bons resultados e surpreendeu o mercado. Veja a seguir uma retrospectiva de alguns dos principais modelos de 2008.
Volkswagen Voyage: o Voyage estacionou para a festança da venda de carros novos no Brasil bem na hora em que a crise financeira internacional atingiu seu ápice. Lançado em 26 de setembro, registrou a saída de apenas 1 566 unidades em outubro, número muito longe das 7,5 mil unidades que eram esperadas. Mas, na primeira quinzena de dezembro ele mostrou pra que veio. Vendeu 2.282 em apenas 15 dias, apenas 373 a menos que o líder Fiat Siena.
Ford Ka: o carro foi o primeiro lançamento de 2008 e estreou agitando o mercado. O modelo antigo vendeu 2,2 mil unidades em dezembro de 2007. O novo Ka registrou em julho de 2008 o pico de 7.133 carros vendidos e chegou a formar fila de espera de três meses. Mas a Ford aumentou sua capacidade de produção e atendeu a demanda.
Fiat Palio Weekend: A evolução da versão aventureira da Palio Weekend, que ganhou o sobrenome Locker, surpreendeu o mercado. Com um visual “invocado”, a antiga concorrente da VW Parati mudou seu foco e agora disputa mercado com os fãs da EcoSport. O resultado: as vendas pularam de 1,5 mil unidades mensais para mais de 3 mil.
Volkswagen Gol: o Gol é o líder do mercado nacional há mais de 20 anos. Até o lançamento da atual geração, o hatch tinha um visual atrasado, mas, mesmo assim, mantinha-se na frente. Com a chegada da nova geração, sua liderança se tornou mais estável. Apenas no primeiro mês, ele vendeu 31.081 modelos e quebrou o recorde anterior de 25,9 mil unidades que era dele mesmo.
Fiat Mille: Seu projeto é atrasado e ainda segue os moldes do primeiro modelo lançado em 1984. Isso, não há como negar. Mas, como explicar a vice-liderança nas vendas do Fiat Uno, que, no mês de novembro ultrapassou as vendas do pálio e atingiu o segundo lugar, perdendo apenas para o VW Gol. A Fiat aposta na robustez, baixo consumo de combustível e na sua boa valorização na revenda.
Novo Hospital Regional terá especialização em oncologia
A Prefeitura de Itapetininga anunciou nesta segunda-feira, dia 29 o local onde será construído o novo Hospital Regional Estadual de Itapetininga, no Vale San Fernando, uma obra que promete beneficiar...