Ainda faltam mais de cinco meses para terminar 2010, mas se você for comprar um carro agora achará vários modelos 2011. Essa é uma estratégia adotada pelas marcas para manter as vendas em alta e valorizar ainda mais os lançamentos. E ultimamente a linha do próximo ano tem chegado cada vez mais cedo nas lojas.
A Ford, por exemplo, apresentou a reestilização do EcoSport no início fevereiro já como 10/11 (ano de fabricação/modelo). O mesmo ocorreu com o Focus 2.0 Flex, que estreou em março, e com o novo Fiesta, em maio. Este último, inclusive, convive com a versão anterior nas concessionárias.
A diferença entre ambos não está só no preço, mas no visual renovado da linha 2011, que ganhou faróis mais arrendondados e ampla tomada de ar inferior em forma de hexágono, que identifica o novo padrão global da Ford. Sem contar as lanternas traseiras com lentes transparentes que não se vê na linha antiga. É de praxe que os novos modelos tragam alguma novidade, seja no visual externo, painel, acabamento do tecido ou motor. .
A antecipação atinge em boa parte veículos populares. São os que têm maior demanda e necessitam de um marketing mais agressivo para brigar com a concorrência. É o caso do Corsa Classic, oferecido em versão única LS com motor 1.0. Este ano ele passou por uma plástica, recebendo novos faróis, para-choque redesenhado e capô com vincos marcantes.
Na Fiat, por exemplo, o Palio Fire Economy agora vem de série com direção hidráulica. Além disso, a montadora também anunciou novidades no Doblô e no Siena. Enquanto o sedã pequeno ganhou duas novas versões e a opção de entrada passou por um discreto retoque, o furgão – para passageiros e carga – conta agora com novo motor.
O Siena ganhou as configurações Attractive 1.0 e Attractive 1.4. Ambas têm novo revestimento dos bancos, centro do painel de instrumentos na cor cinza Ghisa e calotas diferenciadas. Rodas de liga leve de 14 polegadas são opcionais.
A versão de entrada Fire, por sua vez, ganhou grade frontal na cor do veículo (parte central cormada), calotas diferenciadas e novo revestimento de bancos e painéis das portas Já o Doblò passa a contar com novo bloco 1.8 16V E.torQ Flex de 132 cv (álcool), igual do Punto
Na Volkswagen, assim como em outras montadoras, toda a gama nacional é 2011. Até a Geração 4 do Gol, que continua sendo comercializada na versão básica City, mesmo com a G5 no mercado há dois anos. Apesar dos lançamento, as unidades anteriores continuam à disposição do cliente em algumas concessionárias por algum tempo. A mudança é gradual e a produção do modelo antigo só é finalizada quatro ou cinco meses após a chegada da nova linha.
Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza
Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...