Foi aprovado o Programa Municipal de Parceria Público-Privado (PPP), de autoria do Executivo. O projeto foi votado na sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira, dia 13. Ele abre espaço para que empresas particulares façam investimentos em setores públicos. “Num momento de crise, a administração busca a criatividade, maior dinamismo, além de envolver a nossa sociedade em nossa gestão”, enfatiza a Prefeita Simone Marquetto, que busca oferecer melhores serviços à população.
O projeto foi aprovado por 17 votos favoráveis e um contrário. Segundo a prefeitura, é um programa destinado a promover, fomentar, coordenar, regular e fiscalizar a realização de parcerias público- privadas no âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta. Consistem em mecanismos de colaboração entre o Município e os agentes do setor privado. A parceria público-privada é um contrato administrativo de concessão.
“O setor público é ainda, infelizmente, muito burocrático e a lentidão prejudica a população em áreas cruciais. Nossa ideia traz agilidade e rapidez”, compara a Prefeita. O tempo de licitação leva, na maioria das vezes, 120 dias. “Não é uma solução mágica para todos os problemas, mas ajudará”, acrescenta Simone Marquetto. De acordo com o projeto, o PPP estabelece que os contratos com a iniciativa privada poderão envolver desde a implantação como a ampliação, melhoramento, reforma, manutenção e gestão de infraestrutura de prédios e serviços públicos.
“As empresas parceiras terão direito a ganhos econômicos com prazo determinado”, explica o projeto criado pelo Executivo. As empresas interessadas deverão seguir as leis federais que regulam as PPPs, informa o projeto. O tipo de contrato é de concessão. Portanto, após o prazo firmado, o bem público retorna para a prefeitura com todas as melhorias realizadas pelo parceiro. O tempo mínimo de exploração será de 5 anos com tempo máximo de 35 anos, com aprovação do Legislativo.
“O Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas será realizado pelo Conselho Gestor”, esclarece o projeto. As atividades do programa serão apresentadas “detalhadamente” em audiência pública, bem como os resultados obtidos em favor do município.
Paciente com câncer terminal que se casou em hospital de Itapetininga morre 11 dias após cerimônia
Paciente com câncer terminal que se casou em hospital de Itapetininga morre 11 dias após cerimônia

















